Folia pede mesa saudável

Da redação
23/02/2019 às 08:46.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:41
 (ASCOM/FUNORTE)

(ASCOM/FUNORTE)

Durante o Carnaval, é comum os foliões deixarem de lado a alimentação adequada, embalados pelas festas regadas a bebidas, noites em claro e muito esforço físico para acompanhar os blocos.

Porém, na mudança de ritmo, é necessário estar mais atento à alimentação correta para evitar problemas de saúde, como indisposição ou até mesmo uma infecção intestinal provocada pelo consumo de alimentos de procedência duvidosa, vendidos por ambulantes.

“Os foliões têm um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais, entre outros; de preferência integrais, que dão maior sensação de saciedade. O carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias”, orienta a coordenadora do curso de nutrição da Fasi, Ilana Gonçalves.

Ela lembra ser comum entre os foliões a manifestação de sintomas em razão da mudança de rotina.

“Alguns podem sentir indisposição para comer devido às temperaturas mais elevadas. Muitos passam horas sem se alimentar, pulam refeições, consomem alimentos gordurosos e não bebem água suficiente”, alerta a docente.

Outra dica da especialista é ficar longe dos lanches produzidos em locais de procedência duvidosa.

“Se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes, queijos coalho e frituras. Eles podem conter os microrganismos que fazem mal à saúde”, diz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por