Financiamento estudantil terá novos critérios

Jornal O Norte
18/08/2005 às 17:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

O Fies - Financiamento estudantil, programa que auxilia estudantes no pagamento de mensalidades de ensino superior, adotou novos critérios. Mas esta medida não vai atingir os alunos que já são beneficiados pelo programa.

De acordo com o MEC - Ministério da Educação, neste ano serão abertas mais 100 mil vagas, para as quais serão destinadas R$ 1 bilhão.

Os critérios para ter acesso ao financiamento mudaram. As novas bolsas deverão contemplar até 50% do valor da mensalidade, em vez dos 70% financiados até agora. A mudança foi aprovada por representantes do movimento estudantil e só foi determinada por duas razões.

Após a criação do Prouni - Programa universidade para todos mostrou que o desconto de 50% vem atendendo às expectativas dos alunos. Além disso, o financiamento de menor proporção reduz o temor de alunos, que não querem fazer grandes dívidas.

OPINIÕES

Para Arlenne Ruas, que acabou de ser aprovada no curso de enfermagem, essa nova porcentagem de financiamento só irá trazer uma maior dificuldade, principalmente porque serão feitas diversas seleções. Por outro lado, o estudante Raphaell Vieira de Souza acha que esta mudança trará maior benefício para os alunos que ainda não possuem o financiamento.

- Segundo me informei, serão mais vagas, pois ampliarão o número de 72 mil atuais para 100 mil. Este aumento com certeza vai ser significativo - conclui ele.

Para alunos que já têm acesso ao Fies, não haverá nenhum tipo de mudança.  Além da alteração de percentual, o programa traz novos critérios de seleção.

ETAPAS

Terão prioridade para financiamento alunos beneficiários de bolsas parciais, no valor de 50% do Prouni. Em segundo lugar, vêm bolsistas beneficiados com vagas adicionais abertas por instituições que aderiram ao Prouni. Para integrantes destes dois grupos, o Fies poderá financiar até 25% da mensalidade que lhes cabe pagar.

E por último, vêm instituições que não estão no sistema do Prouni. Neste caso, o financiamento poderá ser de até 50% da mensalidade, a partir de agosto.

Das 100 mil vagas, cinco mil deverão ser usadas para financiar mensalidades de estudantes que participam do Prouni. O restante deverá ir para alunos das demais instituições.

Ainda não está definido se o Fies será retroativo. Isto é, se dará direito ao aluno de receber parcelas referentes aos meses já pagos ao longo de 2005, de forma integral. Os prazos para a adesão das instituições e para a inscrição dos estudantes deverão ser definidos dentro de 45 dias. Neste período, a Caixa econômica federal, que é a financiadora do programa, deverá fazer as adaptações necessárias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por