Falso índio é expulso de universidade

Jornal O Norte
18/08/2005 às 17:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

Após uma visita feita por um integrante da Comissão técnica de concursos da Unimontes à aldeia Xacriabá foi aberto processo disciplinar pela universidade contra um estudante que conseguiu ser aprovado no vestibular para o curso de Odontologia pelo sistema de reserva de vagas destinadas a índios.

O nome do possível aprovado seria Geosmar Santana de Oliveira, que mora em São João das Missões, no Norte de Minas e que não seria índio. Logo após a descoberta, o falso índio foi excluído e ainda deverá responder a processo por falsidade ideológica.

O estudante teria feito o vestibular no final de 2004, ingressando na instituição no primeiro semestre deste ano. Ele teria usado documento falso da Funai - Fundaçao nacional do índio, se apresentado como integrante da tribo xacriabá, formada por cerca de 6,5 mil pessoas, que vivem no município de São João das Missões.

A Unimontes, através da lei estadual 15.259/2004 estabelece reserva de vagas. Pela lei, 5% das vagas da instituição são destinadas a indígenas e portadores de necessidades especiais, sendo reservadas ainda 20% das vagas para afrodescendentes e outros 20% para egressos de escolas públicas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por