Káthira Cangussu


Repórter



A escola estadual Felício Pereira de Araújo, situada na região Leste de Montes Claros, realizou ontem, quarta-feira, a 4ª edição da Exposhistória, com o tema Felício mostra o Brasil. A iniciativa surgiu há três anos, quando professores da disciplina de História e o diretor Genaldo Pinto de Oliveira decidiram integrar alunos e professores para desenvolver um melhor aprendizado da teoria posta dentro da sala de aula.



Para a professora Floracy Silva, a finalidade dessa exposição é despertar nos alunos o interesse e o gosto pela História, trabalhando também com os princípios de união e solidariedade.



Participaram da Expohistória 51 turmas, com cerca de 2.090 alunos divididos em três turnos: matutino, vespertino e noturno.



VÁRIOS TEMAS



A exposição, em suas edições anteriores, teve temas diversificados, mas todos dentro da disciplina de História, com integração das demais. No primeiro ano foi apresentado como tema as Eleições 2002 ; no ano de 2003, os temas foram diversificados, não tendo um central. No ano passado, a escola expôs trabalhos dos alunos sobre Os 50 anos do Felício, que teve desfile e carro alegórico.



Neste ano foi trabalhado com os alunos o tema nacional, com os estados brasileiros. Cada turma teve a tarefa de trabalhar em sala de aula um estado.



Na turma do terceiro ano verde, os alunos divulgaram o estado da Bahia, sua cultura, seus costumes, sua história, desde o seu descobrimento e conflitos na região, comidas, bebidas e muito axé.



CULTURA E FORMAÇÃO



A 6ª série azul falou sobre os indígenas, sua cultura e formação, demonstrado através de maquetes.



- A Expohistória Felício mostra o Brasil traz uma maior integração entre alunos e professores. Trabalhamos com a interdisciplinaridade, ou seja, a mistura de todas as disciplinas, não restringindo apenas à de História. O aprendizado com a exposição traz maior conhecimento ao aluno, pois é colocado na prática o que se é trabalhado na teoria- diz a professora Rosimeire Freire Fonseca.



Ela trabalha com as turmas da 6ª série, nas quais foi desenvolvido o tema A formação do povo brasileiro. Já nas turmas do 2° grau, o tema foi Todos os estados e regiões, que envolveu também a disciplina de Geografia.



Para finalizar o evento, ao final da noite houve diversas apresentações dos alunos na quadra da escola. Banda formada pelos próprios alunos apresentaram músicas regionais. Houve também apresentação de danças folclóricas abrangendo os estados do Brasil.