Nos próximos dias 17 e 18 de junho, as Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) e Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi), promovem o II Colóquio Regional da Família Contemporânea com o tema “Por uma Sociedade Inclusiva pós-Holocausto Brasileiro”.

O evento tem o objetivo de reunir participantes que queiram dialogar sobre inclusão, tecnologia, feminicídio, autismo, liberdade de expressão, adoção, dentre outros assuntos, juntamente a profissionais renomados.

A jornalista Daniela Arbex, autora do best-seller “Holocausto Brasileiro”, é uma das convidadas e será responsável pela conferência de abertura.

Para Daniela, a temática sobre o holocausto brasileiro é de interesse de todos. “Todas as famílias já viveram de alguma forma alguma situação de dificuldade em relação à doença mental. Como é um problema universal, nenhum de nós está distante dele”, afirma.

Ela destaca que falar sobre a loucura envolve estigmas, preconceitos e dores pessoais, contudo, abordar a temática é uma constante necessidade, sobretudo repensar políticas públicas de inclusão e de valorização da dignidade humana.

O Colóquio está sendo organizado pelas coordenações dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia, Administração, Serviço Social, Nutrição, Pedagogia e Jornalismo da Funorte e da Fasi.

Acadêmicos e profissionais de diversas áreas, de todas as instituições de ensino de Montes Claros e região, estão convidados.

A diretora da Funorte, Campus São Luiz, Ivanilde Queiroz, explica que abordar diversos assuntos dentro da temática “família e holocausto brasileiro” mostra que a Funorte e a Fasi estão preocupadas em democratizar no espaço acadêmico o debate sobre assuntos importantes na sociedade.

A programação do Colóquio foi estruturada com a finalidade de abranger as discussões que estão sendo feitas pelas disciplinas dos cursos. “São temas que têm gerado grandes discussões na sociedade contemporânea. Conversaremos sobre as relações humanas em diversos espaços e condições, abordando desde a questão da formação escolar até a violência no espaço familiar. Além disso, muitos dos temas foram sugeridos pelos acadêmicos. Precisamos estar atentos ao que acontece na sociedade, porque precisamos atender às demandas de conhecimento e informação dos nossos alunos”, afirma a diretora.

As inscrições devem ser feitas no site funorte.edu.br/coloquioregional. Para estudantes e colaboradores da Funorte, o investimento é de R$ 60. Para a comunidade externa, o investimento é de R$ 70.

A inscrição inclui a palestra de abertura e um minicurso à escolha do participante. Os valores podem ser divididos em até duas vezes no cartão de crédito. Os inscritos receberão certificado de participação.

Informações pelo telefone (38) 2101-9494 e pelo e-mail coloquiofamiliacontemporanea19@gmail.com.