Está chegando a hora dos catopês, marujos e caboclinhos

Jornal O Norte
16/08/2005 às 17:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Suores brilham nos rostos molhados... Assim escreveu o poeta e compositor, Georgino Júnior, cronista e chargista de O Norte, em versos da década de 1970 cantados por Tino Gomes na música Montesclareou, que se tornou o hino de Montes Claros por vontade popular.

Os rostos suados são deles, dos catopês, dos marujos e dos caboclinhos, personagens que mais uma vez, a partir de amanhã, estarão percorrendo as ruas da cidade, mantendo com vigor as nossas tradições e costumes mais seculares - e hasteando as bandeiras de nossas Festas de Agosto, simultaneamente à realização do 27° Festival folclórico de Montes Claros.

É tempo de fortes emoções. As manifestações se estenderão até o dia 21, com ênfase para a programação religiosa que ocorre na Igrejinha do Rosário.



A Praça da Matriz (foto) já está pronta para receber milhares de pessoas que todos os anos acompanham as festividades religiosas e artístico-culturais, uma das mais originais do país.

As Festas de Agosto e o Festival folclórico de Montes Claros são hoje uma manifestação popular de valor reconhecido nos cenários nacional e internacional. Durante os cinco dias de festa a cidade recebe turistas de vários regiões do país e do exterior.

Leia mais sobre as Festas de Agosto na coluna Gente & Idéias, clicando aqui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por