Engenharias em ação na Funorte

Evento tecnológico contou com acadêmicos de Elétrica, Civil, Mecânica, de Alimentos e Biomédica

Da Redação
O Norte - Montes Claros
22/11/2018 às 08:06.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:56
 (DIVULGAÇÃO FUNORTE)

(DIVULGAÇÃO FUNORTE)

Teoria aprendida em sala de aula, aliada à pesquisa, é aplicada ao desenvolvimento de produtos e serviços por alunos dos cursos de engenharias Elétrica, Civil, Mecânica, de Alimentos e Biomédica. O resultado foi apresentado durante a Mostra de Projetos Integradores das Engenharias Funorte, evento que fez parte do encerramento da programação do “Engenharias em ação”, que propôs diversas atividades aos alunos em novembro.

No evento, as equipes apresentaram protótipos, produtos e serviços e foram avaliadas por docentes de cada área. Segundo o diretor das Engenharias Integradas Funorte, Pedro Almeida, “a mostra é um evento de perfil multidisciplinar, de contextualiza-ção das teorias estudadas que, através de construção de protótipos, evidencia-se a prática necessária ao entendimento dos fenômenos diversos”.

“O nosso objetivo é fazer com que o estudante vá além da sala de aula, da busca da inovação, do enfrentamento de desafios importantes para os acadêmicos das engenharias. A pedagogia de projetos é estruturante para o desenvolvimento de competências em um futuro engenheiro”, frisou o gestor.

A comissão avaliadora, constituída por integrantes do ecossistema de inovação de Montes Claros, coordenação de cursos, docentes e pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo e Inovação da Funorte (CEI), Bruno Garcia, utilizou como referência para a avaliação dos projetos: o protótipo, banner e o Canvas (apresentado em um Pitch de 5 minutos pela equipe). Dentre os quesitos avaliados estiveram: originalidade, relevância, criação e design, tecnologia utilizada e efetividade.

Visitante da mostra, o estudante de administração Rodrigo Cardoso Moura elogiou os trabalhos e destacou a criatividade e inovação apresentadas nos projetos, que podem atender, de alguma maneira, a toda população.

“Tive a oportunidade de conhecer projetos com muita criatividade e inovadores. Percebi o grande interesse dos estudantes em fazer algo bacana, diferente de tudo que já existe no mercado. A engenharia é um ramo que está em constante atualização, então, ser inovador, no que se refere a diversos aspectos, é fundamental para o destaque do profissional”, citou.

Um dos projetos apresentados pelo curso de engenharia de alimentos propôs uma embalagem para suco que, ao invés do canudo plástico, utiliza canudo de papel cartonado no interior da caixinha. O objetivo é reduzir o descarte de resíduos plásticos no meio ambiente. Integrante do grupo, o acadêmico do 9º período João Marcos Moreira Silva explicou a importância do trabalho.

“Essa pesquisa está diretamente relacionada com a sustentabilidade. É uma inovação para o mercado, que tem a necessidade de reduzir o material polipropileno no meio ambiente”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por