Escolas municipais e privadas de Montes Claros retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (2) para as turmas do infantil e fundamental. Crianças voltam às salas de aula após mais de um ano vivenciando o ensino remoto. O retorno, no entanto, é facultativo, ou seja, pais que não quiserem enviar os filhos para a escola poderão optar pela continuidade das aulas virtuais.

Para voltarem, as escolas têm que cumprir várias regras de forma a garantir a segurança dos alunos, professores e demais trabalhadores da educação.

O sistema é de revezamento, permitindo a presença de apenas 50% de cada turma. O distanciamento social continua obrigatório, respeitando 1,5 metro de distanciamento entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças de creche e pré-escola.

Durante os intervalos, recreios, entrada ou saída do estabelecimento, também deve ser privilegiado o distanciamento de 1,5 metro. A medição de temperatura, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel continuam sendo fundamentais para essa retomada de todas as escolas.

A diretora do Cemei Deputado Antônio Pimenta, escola da rede municipal que atende crianças do Maternal I até o 2º período nos turnos da manhã e da tarde, Isabel Inês Santos, vê como positiva a volta às aulas neste momento. 

“Estamos confiantes de que estamos fazendo a coisa certa, seguindo todos os protocolos de segurança, com a escola preparada em oferecer o necessário para que todos fiquem aqui com segurança. Temos álcool em gel, papel toalha, fazemos a aferição da temperatura, medidas para que os pais se sintam seguros em enviar os filhos aos nosso cuidados”, afirma.

Segundo a diretora, foi 1 ano e quatro meses sem receber as crianças. “Como educadora, receber as crianças e famílias na escola é um momento de emoção e alegria, porque a escola é vida e ela tem que ter as crianças presentes. O silêncio doía quando eu vinha trabalhar no administrativo e não ouvia o barulho delas”, conta Isabel.
 
FORMATO HÍBRIDO
Dentre as escolas particulares, o Colégio Induy retornou às atividades também nesta segunda-feira, com todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. “Ainda estamos no formato híbrido de ensino, porque alguns alunos ainda não se sentem confortáveis para vir à escola. Mas recebemos hoje (ontem) muitos alunos para o formato presencial, com toda a estrutura para protegê-los”, diz a diretora da instituição, Gabrielle Mourão.

A escola tem monitores nos corredores, todos os procedimentos para entrada e protocolos sanitários contra a Covid foram adotados. “O aluno que optou por ficar em casa irá assistir todas as aulas em tempo real, juntamente com os alunos presenciais”, explica Gabrielle.

 

Profissionais treinados
De acordo com a Prefeitura de Montes Claros, durante o mês de julho os profissionais da educação participaram de um congresso on-line com orientações sobre a volta às aulas. Além disso, cantineiras e serventes passaram por treinamento para preparar a merenda e servir de acordo com os protocolos sanitários necessários.

Para garantir o transporte seguro, os transportadores urbanos e rurais também passaram por treinamento específico. Assim, todos tiveram que adequar os veículos para garantir o espaçamento adequado.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rejane Veloso, a segurança de profissionais e de alunos estará garantida com as medidas adotadas.