Conhecimento adquirido em MOC é praticado em Goiás

Alunos de Engenharia Biomédica da Funorte fazem estágio na Orbis Engenharia Clínica

Leo Queiroz
10/07/2019 às 07:04.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:28
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

Raí César Mendes Ribeiro e Mariana Martins Almeida, acadêmicos de Engenharia Biomédica do 7º período da Funorte, participam neste mês do Orbis Opportunity, um programa de estágio que acontece no período das férias na empresa Orbis Engenharia Clínica, em Goiânia (GO).

O programa consiste em abrir as portas para estudantes de engenharia (elétrica, civil, mecânica e mecatrônica) em uma das melhores experiências na área de gestão de tecnologia da saúde.

A proposta é uma participação direta na rotina das unidades hospitalares dentro de todos os processos de atuação da equipe de engenharia clínica, onde o estudante é orientado por um engenheiro especialista e, no fim da experiência, é emitido um certificado atestando as atividades realizadas e carga horária cumprida.

O convite para o estágio surgiu da indicação do professor Kleber Teixeira de Souza, docente no curso de Engenharia Biomédica da Funorte, para o proprietário da Orbis Engenharia Clínica e vicepresidente da Abeclin, Ricardo Maranhão, que solicitou ao professor acadêmicos com o perfil da empresa.

De acordo com Raí César Mendes, estagiar na Orbis sempre foi um sonho. “Sempre acompanhava a empresa pelo site. Além de ser uma das maiores do Brasil, comanda atualmente cerca de 50 hospitais. Fomos indicados e, mesmo sendo fora de casa, abraçamos com toda força e fomos muito bem recebidos por todos aqui”, disse o estudante.

“Infelizmente, não há muito mercado no Norte de Minas e o estágio foi uma oportunidade de ganhar experiência em uma grande empresa que, tenho certeza, nos dará condições de ingressar no mercado de trabalho após a formatura”, avalia Raí César.

Para o acadêmico da Funorte, o estágio na Orbis terá grande peso no currículo dele e da Mariana. “Está sendo uma experiência única. Estamos vivenciando na prática tudo que foi visto em sala de aula, com todo suporte dos profissionais daqui. Estamos muito felizes e a palavra que define esse momento é gratidão”, completou.

Para a acadêmica Mariana Martins, a experiência na prática dentro dos hospitais será de muita importância no currículo acadêmico. “Por ser uma empresa de grande porte, ela cuida de grandes hospitais, onde estamos estagiando. Alguns de urgência, onde devemos estar preparados para lidar com máquinas em funcionamento dentro do centro cirúrgico. Essa oportunidade de prática não acontece dentro da faculdade”, ressalta.

“Todo o trabalho tem de ser feito de uma maneira muito correta e o nosso professor Kleber nos faz enxergar o mundo como engenheiros profissionais, nos dando problemas para resolver, como montar e desmontar equipamentos, questões de prova que teríamos que responder como gestores de hospitais ou engenheiros habilitados da área de engenharia clínica, com aulas de suma importância para termos uma noção do que estamos fazendo aqui hoje”, disse a estudante.

Mariana explica que o conhecimento que possui sobre máquinas, componentes, as soldas, placas das máquinas, nome de equipamentos, funcionamento, o porquê de uma manutenção preventiva em aparelhos não esperando quebrar para depois procurar a peça, e ter um estoque, tudo isso foi conhecimento adquirido em aulas e visitas técnicas proporcionadas pelo professor Kleber Teixeira.

O estágio, além de ser remunerado, oferecerá um certificado para os alunos, com a possibilidade de ser renovado para as próximas férias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por