Em parceria com o governo de Minas, a Sedese - Secretaria de estado de Desenvolvimento Social e Esportes, subsecretaria Antidrogas, lançou do VIII Concurso de frases e desenhos Viva feliz sem drogas.



O objetivo do concurso é proporcionar às escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio do estado oportunidade para reflexão sobre a questão das drogas, numa abordagem preventiva e de valorização da vida. Propõe, também, o compromisso com a construção da cidadania, visando uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva, especialmente quanto ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.



A expectativa é de que, neste ano, 80 mil alunos participem do concurso.



O concurso é realizado desde 1998, sendo coordenado pelo Conselho Conead-MG/Subsecretaria estadual Antidrogas, em parceria com a SEE - Secretaria de estado da Educação.



TRABALHOS INÉDITOS



As categorias são: desenho, frase, desenho com frase e grafitismo. Os trabalhos devem ser inéditos, originais e obedecer ao tema Viva feliz sem drogas. Devem ser desenvolvidos nas próprias escolas, de forma individual, sob orientação dos professores.



Cada aluno pode participar com apenas um trabalho. Neste ano, alunos de educação especial poderão participar na categoria desenho.



Para o julgamento dos trabalhos, o Conead-MG instituirá quatro comissões compostas por seus conselheiros, artistas plásticos, psicólogos, professores especialistas em drogas, infância e arte, e por funcionários da Sedese.



Serão avaliados coerência ao tema proposto, desenvolvimento da idéia na perspectiva positiva, criatividade, arte, originalidade e correções lingüística e ortográfica.



Os trabalhos classificados em 1°, 2° e 3° lugares de cada categoria serão premiados com um computador, um televisor e um aparelho de som Micro system com CD, respectivamente. As escolas dos alunos premiados receberão um troféu e um banner do desenho premiado e as professoras orientadoras serão presenteadas com uma jóia.