A Unimontes começou a entregar os smartphones e computadores doados durante a campanha “1 computador doado = 1 aluno conectado”. A iniciativa visa atender pelo menos mil universitários que não possuem nenhum desses equipamentos para as aulas que, devido à pandemia do novo coronavírus, estão sendo realizadas de forma virtual. 

A campanha foi iniciada em julho e conseguiu arrecadar 38 computadores, incluindo notebooks, e 50 aparelhos smartphones. Nesta semana, a campanha ganhou mais fôlego com a doação de mais 30 computadores e laptops (telas) da marca Dell. Os equipamentos foram doados pela empresa Alpargatas. 

Computador e internet ágil são ferramentas essenciais para acessar o conteúdo das aulas remotas. A ideia é mobilizar parceiros, negócios, empreendedores e empreendimentos da cidade e da região de abrangência da universidade que queiram apadrinhar os alunos. Os beneficiados pela ação se enquadram nos critérios socioeconômicos do Programa de Assistência Estudantil da Unimontes.

“Estamos muito felizes, pois os equipamentos farão a diferença na vida dos estudantes nesse período de aulas remotas”, comemora o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.
 
SEM ACESSO
O último levantamento do Comitê Gestor de Internet do Brasil (2018) aponta que apenas 5% da população brasileira das classes D e E possuíam computador portátil ou computador de mesa. 

“Diante dessa realidade e das consequências da pandemia causada pela Covid-19, que atingem diretamente nossos acadêmicos, que dependem do contato on-line com os professores para viabilizar as aulas, a Unimontes quer mobilizar seus parceiros nesta campanha. Muitos alunos não têm smartphones, notebooks ou outro tipo de computador. Queremos conectar todos esses para que a aprendizagem não seja prejudicada”, acrescenta a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu. 
 
CAMPANHA
A campanha “1 computador doado = 1 aluno conectado” continua. A Unimontes está recebendo notebook, impressora, smartphone, tela de computador, modem ou roteador. O setor de tecnologia e informática ainda faz uma vistoria nos aparelhos para ver se há necessidade de manutenção.