Para conhecerem de perto o mercado de trabalho da construção civil, alunos do 5° período do curso de Engenharia Civil Funorte Janaúba fizeram visita técnica à usina de concreto da Concrenorte, no último dia 15.

O evento foi organizado pelo professor e coordenador do curso, Mateus D’Angelis Pires David, com os também professores Jordi Marcos Mendes Oliveira e Karolinne Soares da Silva.

A visita foi organizada em quatro etapas. Na primeira, os acadêmicos fizeram a visita a uma obra residencial para análise da realização do processo de dosagem e execução do concreto in-loco.

Na segunda, os universitários voltaram à mesma obra e realizaram o cálculo da dosagem do concreto, análise da execução do mesmo e moldagem de corpos de prova para realizarem ensaio de resistência.

Já na terceira etapa, concluída no dia 15 deste mês, na usina de concreto da Concrenorte, os acadêmicos analisaram todos os processos e a logística de dosagem e execução do concreto. Na mesma visita, fizeram o teste de rompimento dos moldes de concreto realizados na última visita e identificaram a importância e as características de cada processo.

A última etapa do Trabalho Discente Efetivo Sistemático (TDES) deste semestre será realizada nesta terça-feira, quando os estudantes apresentarão uma maquete física estrutural e resultados das visitas realizadas.

De acordo com Mateus, a visita possibilitou aos acadêmicos a interdisciplinaridade entre as diretrizes de Cálculo IV, Materiais de Construção, Resistência dos Materiais e Sistema Estrutural I.

“Os acadêmicos conseguiram identificar a logística do concreto dosado em central (CDC), popularmente tratado como usinado, preparado em usinas de concreto e transportado até o canteiro de obras por caminhões betoneiras”, afirmou o professor e coordenador do curso.