Donos, titulares de domínio útil e possuidores de propriedades rurais tem até o dia 30 deste mês para fazer o pagamento e a declaração do Imposto Territorial Rural - ITR. O tributo é cobrado anualmente e o não pagamento pode acarretar prejuízos para os produtores.
“O ITR é um documento importante para operações de compra e venda, e o não envio no prazo acarreta em multa. O produtor também pode ficar impedido de obter crédito, caso não tenha feito a declaração”, explica o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Alexandre Rocha.
A entidade oferece o serviço de emissão do tributo e envio da declaração para os associados, de forma gratuita. “Basta procurar nossa equipe para fazer o preenchimento e envio das informações. Estamos preparados para atender o produtor de forma eficiente e correta, evitando problemas futuros”, garante.
Para elaborar a declaração, o produtor deve ter em mãos a área total do imóvel, uso e ocupação do solo, áreas ambientais de preservação permanente, reserva legal ou inutilizáveis (isentas de tributação) e o Valor da Terra Nua do município.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 38 3215-1058.