Logotipo O Norte
Quarta-Feira,25 de Junho
agronegócio

Sindicato aprova medidas do governo

Da Redação*
Publicado em 13/06/2025 às 19:00.

O governador Romeu Zema anunciou, durante a Megaleite 2025, um pacote de melhorias para produtores rurais, incluindo o licenciamento ambiental simplificado para pecuária extensiva e cultivos como soja, milho e café.

Outra novidade é que o Governo de Minas vai dispensar o licenciamento das propriedades de até mil hectares, medida que antes era de 200 hectares (HA). “Nós estamos tomando essas medidas para tornar a vida do produtor rural melhor. Nós queremos que eles não enfrentem tantas burocracias e obstáculos. Um Estado não pode ser um dificultador, e eu faço questão de mudar esse cenário aqui em Minas, para que o agro possa avançar cada vez mais”, disse o governador.

O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre de Aguiar Rocha, ressaltou a atuação do Sistema Faemg Senar e da Aspronorte - Associação de Presidentes de Sindicatos Rurais do Norte de Minas na conquista. “Foi uma convergência de esforços das entidades de classe, das equipes técnicas do nosso Sistema, e de representantes públicos que estiveram ao nosso lado, se posicionando a favor das nossas demandas”, diz.

Em outro anúncio, o Governo do Estado informou que fará uma consulta pública para revisar o Decreto de Penalidades, facilitando e ampliando a Denúncia Espontânea. “Vamos simplificar a norma e os procedimentos, e regulamentar a ‘dupla visita’ para não sermos injustos e ajudar vocês a manterem suas propriedades regularizadas”, informou o governador.

Além disso, foi solicitado a instalação de um grupo de trabalho para avaliação de autuações no Norte de Minas referente a penalizações envolvendo o meio ambiente. A ideia do Governo de Minas é verificar se não houve autuações injustas.

As exportações do agronegócio mineiro alcançaram o valor recorde de US$ 17,1 bilhões em 2024, confirmando o bom desempenho dos meses anteriores e fechando o ano com o melhor resultado das vendas externas dos produtos agropecuários de toda a série histórica, realizada desde 1997.

O desempenho foi tão significativo que superou em 2,5% a receita da mineração, segmento tradicionalmente dominante das exportações do estado, que alcançou US$ 15,7 bilhões no ano passado.
 
*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por