Agronegócio

Seminário do Codanorte aborda Agroextrativismo Sustentável

2° Edição do evento acontece nesta quarta-feira (26 ) no ICA/UFMG com entrada gratuita

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
25/06/2024 às 15:44.
Atualizado em 25/06/2024 às 15:45
Durante o evento todos os presentes poderão conhecer um pouco dos produtos agroextrativistas da região com degustação gratuita

Durante o evento todos os presentes poderão conhecer um pouco dos produtos agroextrativistas da região com degustação gratuita

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) promove nesta quarta-feira (26), a segunda edição do Seminário Regional Frutos do Cerrado — Agroextrativismo Sustentável. O evento acontecerá no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, campus Montes Claros, a partir das 8h. As inscrições são gratuitas com emissão de certificado. 

Aberta para toda a comunidade, a programação conta com painéis de debate e café temático com as delícias do cerrado mineiro, depoimentos e casos de sucesso com degustação gratuita de produtos do cerrado para os participantes. 

A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem das atividades, entre agroextrativistas, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos, professores, profissionais das áreas afins, além de comerciantes dos empreendimentos dos frutos do cerrado.

Segundo a coordenadora de Projetos e Convênios do Codanorte, Soraya Cavalcanti, essa segunda edição nasceu da necessidade de dar voz e vez aos agroextrativistas que vêm dando tamanha manutenção e relevância aos frutos nativos do nosso bioma Cerrado Mineiro. “O nosso objetivo é garantir a geração de renda das famílias agroextrativistas, bem como valorizar e preservar os aspectos culturais dos povos que, tradicionalmente, trabalham com esses frutos”, diz.

Ainda conforme a coordenadora, a programação irá contar com a apresentação de cooperativas que tiveram seus produtos rotulados e qualificados para vendas em todo o território nacional e agroextrativistas que receberam assistência técnica para melhoria de suas colheitas e produção. “A ideia é incentivar e mostrar o passo a passo para que mais agroextrativistas regularizem e consigam o certificado para a comercialização dos produtos”. 

Ao todo, serão cinco painéis de discussão com os seguintes temas:

  • Painel 1: Convênio CODANORTE/SEAPA e a relação entre Pró-Pequi e o Desenvolvimento Regional;
  • Painel 2: Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) e o perfil do Agroextrativista do Norte de Minas Gerais;
  • Painel 3: A importância das Políticas Públicas para o Agroextrativismo e a Agricultura Familiar;
  • Painel 4: Empreendimentos de Economia Solidária como oportunidade de trabalho e renda;
  • Painel 5: Desafios e potências do Agroextrativismo e dos Frutos do Cerrado.

A programação conta, ainda, com a apresentação de três cooperativas que tiveram seus produtos rotulados e qualificados para vendas em todo o território nacional e quatro agroextrativistas que receberam assistência técnica EMATER para melhoria de suas colheitas e produção.

O seminário é uma das atividades de encerramento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável das Frutas Nativas e Plantadas da Agricultura Familiar para o Norte de Minas Gerais, que, desde 2023, desenvolve atividades de capacitação para 200 agroextrativistas, produtores rurais e agricultores familiares em 25 cidades do Norte de Minas, além de capacitação para técnicos da Emater. 

SERVIÇO
Formulário de inscrição (LINK)
Local: ICA/UFMG — Av. Universitária, 1000 — Universitário, Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por