
Na última semana, em Brasília, o município de Salinas, no Norte de Minas foi reconhecido nacionalmente com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação, que reconhece ações que asseguram o direito à alfabetização.
Lançado em junho de 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Os investimentos na educação transformam a realidade de Salinas, consolidando o município como referência regional no setor. Nos últimos anos, foram aplicados mais de R$ 60 milhões na educação municipal, resultando na construção de quatro novas escolas, na reforma e ampliação de outras cinco unidades e na instalação de sistemas fotovoltaicos para modernizar a rede elétrica e climatizar as salas de aula, beneficiando alunos e professores.
A implementação do modelo de educação integral tem proporcionado aos alunos do ensino fundamental uma formação mais abrangente. O programa, já em funcionamento nas creches da zona urbana, será ampliado para oito turmas do ensino fundamental. O projeto-piloto na Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza oferece aos estudantes Chromebook individuais, acesso a plataformas digitais e aulas de robótica. “Nosso compromisso é preparar os alunos para os desafios do futuro, oferecendo um ensino público de qualidade, atualizado e alinhado com as demandas do mundo digital”, afirmou o prefeito Kinca Dias.
Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 3.500 alunos, sendo 1.295 transportados diariamente por 42 rotas urbanas e rurais. O reconhecimento nacional veio com o Selo Ouro do Programa Nacional de Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. “Alcançamos 96% da pontuação, e esse resultado pertence a todos os profissionais da educação”, celebrou o prefeito Kinca Dias, reforçando o compromisso com a continuidade dos investimentos.
A certificação com o Selo de Ouro comprova o compromisso do município em garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada, reduzindo desigualdades educacionais e cumprindo as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Esse reconhecimento reforça o papel de Salinas como referência para outras redes municipais de ensino. “O município prova que é possível transformar a educação pública com investimentos estratégicos e inovação. Nosso objetivo é continuar avançando e garantindo oportunidades para todas as crianças e jovens”, destaca a Secretária de Educação, Abgail Simões.
“Nosso principal desafio foi demonstrar para a sociedade salinense, em especial, a comunidade escolar, câmara de vereadores e professores da rede estadual que atuavam nas escolas que seriam municipalizadas, que o programa seria positivo para o desenvolvimento da educação de Salinas, proporcionando maior qualidade, sem causar prejuízos aos envolvidos, como professores, serventes escolares, efetivos e contratados, visto que as vagas seriam mantidas para atender a nova demanda municipal. Quanto aos alunos, não houve impacto negativo, visto que o município trabalha conforme as normas para educação do Estado de Minas Gerais”, explica a secretária.
“O município atuou em todas as áreas da educação para buscar alcançar o melhor desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino, desde o berçário até o ensino fundamental anos finais, com qualidade de vida para alunos e servidores, incluindo capacitações de profissionais, projetos diversos, como robótica, música nas escolas, ampliação do tempo integral no ensino fundamental. O município pretende manter os avanços que alcançou com uma gestão voltada para o resultado integral da função educação a que está responsável” completa a Secretária de Educação, Abgail Simões.