Formas de manejo

Rally Forrageiras leva tecnologias para produção no semiárido a Montes Claros

Christine Antonini
antonini.jonalista@gmail.com
Publicado em 22/09/2026 às 19:29.
Ao longo das pesquisas, foram selecionadas variedades de gramíneas, leguminosas arbóreas e cactáceas consideradas mais adaptadas às condições do semiárido (Senar MG/Divulgação)
Ao longo das pesquisas, foram selecionadas variedades de gramíneas, leguminosas arbóreas e cactáceas consideradas mais adaptadas às condições do semiárido (Senar MG/Divulgação)

Montes Claros será a única cidade mineira a receber o Rally Forrageiras para o Semiárido, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Instituto CNA. A ação, será realizada em 28 de outubro, pretende aproximar produtores rurais de tecnologias desenvolvidas e testadas ao longo de quase uma década de pesquisas voltadas à alimentação dos rebanhos em regiões sujeitas a longos períodos de estiagem.

O projeto foi criado em 2017, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e contou com a participação do Sistema CNA/Senar, federações estaduais, sindicatos rurais e produtores do Nordeste e do Norte de Minas. Durante os anos de pesquisa, foram avaliadas diferentes espécies de plantas e formas de manejo capazes de se adaptar às condições climáticas do semiárido.

A nova etapa do projeto tem como principal objetivo transferir esse conhecimento para o campo. Durante o Rally, produtores poderão conhecer os resultados dos experimentos e visitar as chamadas Unidades de Referência Tecnológica (URT), onde as técnicas foram testadas na prática.

A programação também prevê a distribuição de um guia técnico com orientações para a aplicação das tecnologias nas propriedades rurais. A expedição terá o apoio da Carreta Agro pelo Brasil e reunirá produtores, técnicos, pesquisadores, instrutores, sindicatos, entidades e representantes do setor agropecuário.

Segundo a coordenadora do Projeto Forrageiras, Alenilda Carvalho, a irregularidade das chuvas exige planejamento por parte dos produtores. A proposta é reduzir a dependência exclusiva das pastagens e ampliar as alternativas de alimentação dos animais durante os períodos de seca.

O chamado “cardápio forrageiro” desenvolvido pelo projeto combina diferentes fontes de alimentação, entre elas palma forrageira, gramíneas anuais e perenes. A escolha das espécies considera as características climáticas de cada região e busca garantir ao rebanho oferta de volumoso, energia e proteína ao longo do ano.

“A dependência exclusiva do pasto resulta em queda de desempenho animal e elevação dos custos de produção. O Projeto Forrageiras para o Semiárido traz uma solução que é a diversificação de fontes forrageiras, compondo um cardápio forrageiro estruturado em três pilares: palma forrageira, gramíneas anuais e perenes, que garante volumoso, energia, proteína e água ao longo do ano, promovendo uma pecuária sustentável”, pondera a coordenadora do projeto. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por