Presente para os apaixonados eleva otimismo dos lojistas

Expectativa do comércio é a de que as vendas aumentem de 5% a 7% em relação ao Dia dos Namorados do ano passado

Larissa Durães
04/06/2022 às 00:48.
Atualizado em 04/06/2022 às 11:49
Lojistas investem na decoração das vitrines para atrair a atenção dos namorados e alavancar as vendas (beatriz calixto lopes/divulgação)

Lojistas investem na decoração das vitrines para atrair a atenção dos namorados e alavancar as vendas (beatriz calixto lopes/divulgação)

O otimismo dos empresários mineiros está em alta para o Dia dos Namorados. Celebrado em 12 de junho, a data movimenta o comércio, tanto para a venda de presentes como para a celebração em bares, restaurantes e até motéis. Para 42,8% dos comerciantes mineiros, o desempenho será favorável, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

“Estamos otimistas, prevendo um aumento entre 5% e 7% em relação ao ano passado”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Hernandes Ferreira.

Segundo ele, duas situações favorecem o desempenho nesse período: o apelo do outono/inverno, que já é uma oportunidade de compra; e o Dia dos Namorados, data que tem o sentimento como apelo para as vendas.

“Apesar de estarmos em um momento em que o poder de compra caiu, em razão de um momento de saída de pandemia e de guerra, as datas festivas provocam o consumidor”, acredita.

A pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados 2022”, feita pela Fecomércio, mostra que tem comerciante que não está animado com a data por causa da crise econômica – motivo para 45% dos que disseram não esperar aumento nas vendas.
 
VITRINE
Para a economista Vânia Vilas Bôas, o aumento nas vendas pode chegar a até 20%. “Porque temos percebido que os lojistas em Montes Claros investiram tanto no layout, promoções, como também nas redes sociais para divulgar os produtos, sabendo que as pessoas podem ir presencialmente também comprar”, avalia.

Um bom desempenho do comércio neste momento, declara Vânia, seria muito importante. Para Hernandes, apesar da instabilidade da economia brasileira, para não deixar de presentear, o consumidor deve procurar reduzir o valor da compra.

“O consumidor que planeja, normalmente, reduz o valor do presente, que a gente imagina ficar entre R$ 70 e R$ 150. Mas não deixa de comprar”, esclarece.
 
ÚLTIMA HORA
E como já é costume dos mineiros, a expectativa dos comerciantes é a de que as vendas aumentem na reta final para a data dos apaixonados. A pesquisa da Fecomércio aponta que 91,1% dos empresários acreditam que o consumidor irá às compras na última hora.

De acordo com Hernandes, os segmentos que fazem o percentual das vendas aumentar neste período são: floricultura, joias, vestiário, calçados, cosméticos, acessórios e restaurantes. 

“Em geral, o Dia dos Namorados movimenta uma gama de segmentos muito forte de serviço. É bem variado, o pessoal acaba usando muito a criatividade”, pontua.

BARES E RESTAURANTES
Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Montes Claros (SechoNorte), Tarcísio Edmar Rosa, o Dia dos Namorados é uma data com grande expectativa no comércio de bares e restaurantes da cidade.

Segundo ele, os comerciantes já se preparam com a organização de shows, cardápios especiais e reservas. “Para este ano, a categoria projeta casas cheias com capacidade máxima atingida, com a maioria da população vacinada, o horário de funcionamento normal dos estabelecimentos e a flexibilização das medidas de enfrentamento à Covid-19”, afirma.

Para este ano, a expectativa, segundo Tarcísio, é de um aumento de pelo menos 50% do público em relação ao ano passado. O promoter do restaurante Esquina 84, Vítor Hugo Victor, diz que a casa acredita que atingirá ocupação 80% superior à de 2021.

“O ano passado foi menos mesas disponíveis por causa da pandemia. Então, era limitado até mesmo pelo horário, até as 22h. Queremos voltar a ter a frequência pré-pandemia, quando tínhamos todas as mesas reservadas e fila de espera. Queremos casa cheia. Por enquanto, a procura está bem grande”, diz, entusiasmado.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por