ECONOMIA

Pesquisa aponta saldo negativo para empregos em MOC

Cidade apresentou saldo negativo na criação de empregos em fevereiro de 2023

Larissa Durães
Publicado em 26/04/2023 às 20:00.
As mulheres são a maioria nas prestações de serviços na cidade (Larissa Durães)

As mulheres são a maioria nas prestações de serviços na cidade (Larissa Durães)

Em fevereiro de 2023, as micro e pequenas empresas (MPE) de Minas Gerais criaram 24.879 vagas de trabalho, ficando em segundo lugar no país, abaixo somente de São Paulo com 61.063. Em contrapartida, Montes Claros, no Norte do Estado, apresentou o saldo negativo de -296 postos de trabalho. Dados foram apresentados pelo Sebrae Minas a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Para o professor e coordenador do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), Roney Sindeaux, a explicação está no fato de que em 2022, o setor de serviços e a construção civil foram as principais áreas que puxaram as contratações para cima e a indústria não teve o desempenho tão negativo quanto em 2023. Porém, neste ano, os setores de serviços e construção não tiveram o mesmo desempenho.

“O saldo de desligamentos foi superior ao ano passado. O que foi um resultado bastante negativo para o mês, sendo o pior desempenho no município nos últimos cinco anos”. Comparando com o mesmo mês do ano de 2022, em que houve um saldo positivo de 283 novos postos de trabalho criados, “os - 296 desse ano demonstram um resultado muito ruim para a cidade”, destaca o professor. 

O VILÃO
Para o economista, Diogo Albuquerque, o vilão é a taxa de Juros que impede novas e maiores contratações. “Como está muito alta, ela não estimula novas gerações de postos de trabalho. Então, temos uma redução de postos de trabalho em relação ao ano passado devido à consequência do remédio amargo que é a Taxa de Juros altas”, constata. 

Apesar do crescimento menor em relação ao ano passado e das taxas de juros altas, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, considera que fevereiro indica uma tendência de estabilidade em 2023. “É um dado positivo a ser comemorado. A alta dos juros acaba impactando também na confiança dos empresários de pequenos negócios e pode interferir na contratação de mão de obra, mas esse crescimento no número de vagas indica um cenário mais otimista”, ressalta.

LIDERANÇAS FEMININAS
Quem também concorda é o presidente do Sindcomércio de MOC, Glenn Andrade, que destaca as micro e pequenas empresas como as maiores geradoras de vagas na cidade. O setor de serviços liderou o número de contratações nas MPE, com saldo de 15.019 vagas em fevereiro em Minas Gerais. Um detalhe importante é a liderança feminina neste setor.

“A um destaque muito grande por parte das mulheres, sim, que através dos MEI, constata que a mão de obra, seja por serviços ou comércio, dominam em Montes Claros”, informa. O perfil mais comum das admissões geradas pelas MPE mineiras em fevereiro de 2023 são mulheres, pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo e da raça/cor parda.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por