AGRONEGÓCIO

Norte-mineiros são premiados na ExpoQueijo Brasil

Da Redação
Publicado em 30/08/2023 às 20:39.
 (Faemg/Senar)

(Faemg/Senar)

Cinco norte-mineiros foram premiados na 3ª edição da ExpoQueijo Brasil que premiou um total de 25 produtores rurais acompanhados pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, em várias regiões do estado. Neste ano, a disputa do concurso, que terminou no último domingo (27), em Araxá, bateu recorde de inscrições, com 1.300 queijos de nove países concorrendo em cerca de 50 categorias.

Os vencedores sertanejos são todos da região conhecida por Serra Geral, que compreende, entre outros municípios, a cidade de Porteirinha, que sempre tem produtores se destacando na fabricação de derivados do leite. A Queijaria Dona Saúde, atendida pelo ATeG Balde Cheio e, atualmente, ATeG Agroindústria, recebeu dois ouros, nas categorias Queijo de Leite de Vaca, Cru – 31 a 90 dias – Massa Filada e Queijo de Leite de Vaca, Cru – Menos de 30 dias. A produção é conduzida por Maria da Saúde Oliveira e seu neto, Lucas Silva Carvalho. Com mais de 40 anos de experiência na produção de queijos, Maria da Saúde não escondeu a alegria com o novo reconhecimento.

“É muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Subi degrau por degrau, em um trabalho de muitos anos. Conquistei um público que me fez crescer. Meu objetivo não é só financeiro ou vencer concursos, mas ter sempre um bom produto, que possa chegar com qualidade a todos”, destaca Saúde.

Além de Dona Saúde, foram premiados o Requeijão do Toko, com medalha de ouro na categoria Mista – Queijo de Massa Fundida Requeijão em Barra; a Queijaria da Dinda com medalha de prata na categoria Queijo Mussarela Nozinho; o Requeijão Vó Luzia ficou com a prata na categoria Mista – Queijo de Massa Fundida, Requeijão Moreno; e Maria Silva Correa com bronze também na categoria Requeijão Moreno.

Esse foi o segundo concurso que Maria Silva Correa participou. A vida toda trabalhando na roça, ela passou a produzir, nos últimos seis anos, o seu próprio produto. O requeijão é receita própria, conquistada após alguns anos trabalhando em fazendas de derivados de leite do Norte de Minas. O sustento principal da casa vem da venda do requeijão, que hoje conta com a assistência do ATeG Agroindústria.

“Decidi trabalhar para mim mesma, empreender e já estou ensinando e incentivando meus filhos para ter sua renda. Estou estruturando aos poucos, e já ser premiada gera um ânimo extra para seguir apostando, melhorando ainda mais a qualidade e gestão do meu negócio”, afirma Maria Silva.

Crescimento técnico e conquistas
Tricampeão na Expoqueijo, Everson Pereira, um dos proprietários do Requeijão do Toko, acredita que, cada vez mais, a região de Porteirinha se fortalece com os reconhecimentos e premiações dos produtores rurais. Nos últimos anos, contando com o apoio dos técnicos do Sistema Faemg Senar, ele tem atuado para agregar ainda mais valor ao produto, que tem reconhecimento nacional.

“Sempre falo, desde o primeiro prêmio, que não tenho palavras para descrever o quanto fico feliz. O meu produto está em um concurso importante, com qualidade e potencial para entrar em qualquer prateleira do país. Tudo isso traz muita visibilidade para a região de Porteirinha, desperta mais interesse para todos acreditarem no projeto e buscarem melhorar por meio de uma atuação mais técnica. No meu caso, o ATeG, por exemplo, foi uma oportunidade de melhorar a qualidade do meu produto, a apresentação e a visibilidade da marca para seguir agregando valor. É o crescimento técnico aliado às conquistas individuais”, pontua Everson Pereira.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, a premiação sinaliza que todos estão no caminho correto. “É um trabalho que começamos há muitos anos, com o Sistema Faemg apoiando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o fomento de cursos e treinamentos da bovinocultura leiteira, depois para boas práticas de fabricação e sanidade, em seguida com os grupos do ATeG Balde Cheio e Agroindústria, e ainda ajudando na legalização sanitária das queijarias. É o Sistema Faemg Senar apoiando toda cadeia produtora deste importante produto para a economia do estado, que é o leite”, enfatiza o gerente. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por