Logotipo O Norte
Segunda-Feira,7 de Julho
agronegócio

Norte de Minas inicia temporada de feiras agropecuárias

Programa de Compra Estratégica e capacitações gratuitas atraem produtores em São Francisco

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 19/05/2025 às 19:00.

O Norte de Minas deu início à temporada de feiras agropecuárias, com o Sistema Faemg Senar participando dos eventos por meio de palestras, debates, capacitações e serviços direcionados a produtores rurais. A abertura ocorreu em Brasília de Minas, que realizou sua primeira feira agropecuária municipal, com leilões, torneios e palestras sobre melhoramento genético e nutrição bovina no semiárido, promovidas pelo Programa ATeG. Entre 22 e 25 de maio, São Francisco sedia a 16ª edição da Fevasf, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Thales Almeida, e representantes do Sistema Faemg Senar.

O presidente do Sindicato Rural de São Francisco, José Botelho, destacou expectativas positivas para o evento, com o lançamento do Programa de Compra Estratégica marcando um novo momento para os produtores locais. “É uma proposta inédita, que desperta curiosidade e participação. O programa permite que os produtores se unam para realizar compras em conjunto, o que pode aliviar os custos e reduzir a exploração por grandes empresas. O produtor rural enfrenta muitas dificuldades, tanto com o clima quanto no aspecto financeiro, então essa é uma proposta muito boa”, explicou Botelho.

No dia 23, o Sistema Faemg Senar promoverá duas ações especiais durante a feira: um serviço itinerante com orientações fiscais para produtores e o lançamento oficial do Programa de Compra Estratégica. Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, as feiras são oportunidades fundamentais para valorizar o trabalho do produtor rural e demonstrar a importância do setor para a economia e a segurança alimentar. “As feiras são as grandes vitrines do agro na região do Norte de Minas, e o nosso objetivo, em parceria com os sindicatos de produtores rurais que organizam esses eventos, é dar visibilidade ao trabalho dos produtores”, afirmou. Ele explica que, por meio de cursos, treinamentos e do ATeG, o Sistema promove a profissionalização no campo. “Esse é um momento oportuno para que os produtores que seguiram essas recomendações, melhoraram a gestão das propriedades e a qualidade dos seus produtos, possam mostrar isso à sociedade”, completou.

As ações desenvolvidas pelo Sistema, como as orientações fiscais e capacitações técnicas, têm impacto direto na realidade do campo. “Elas melhoram não só a forma de produzir, mas também a rentabilidade do produtor rural. Ajudam a transformar a mentalidade do produtor de agricultor para empresário rural”, explicou. “A atuação do Sistema vai além da porteira, alcançando também a comercialização, o acesso a novos mercados e a agregação de valor aos produtos”.

O calendário de eventos inclui ainda a Expoesp em Espinosa, de 16 a 19 de julho, visando aumentar a visibilidade da produção local. Buritizeiro espera movimentar mais de R$ 100 milhões na Fenavasf, de 30 a 31 de julho e 1º de agosto. A Expô Janaúba, de 29 de maio a 8 de junho, terá 11 cursos gratuitos e encontros técnicos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por