agronegócio

Montes Claros recebe a Caravana do Agro-Exportador

Evento na Expomontes, dia 8 de julho, terá autoridades nacionais e internacionais

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 04/07/2025 às 19:00.
Dirceu Colares, presidente da Abanorte, considera o evento crucial para expandir a fruticultura regional (Dailton Ferreira - Brasnica)
Dirceu Colares, presidente da Abanorte, considera o evento crucial para expandir a fruticultura regional (Dailton Ferreira - Brasnica)

Montes Claros receberá pela primeira vez a Caravana do Agroexportador, evento integrante da Expomontes 2025, visando conectar produtores do Norte de Minas ao mercado global. A atividade ocorrerá na terça-feira (8), das 8h às 13h, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde, com inscrições gratuitas e limitadas, disponíveis nas redes sociais da Sociedade Rural de Montes Claros. A iniciativa é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo Eduardo Pimenta Pérez, diretor da Sociedade Rural de Montes Claros, a Caravana do Agro-Exportador é uma iniciativa federal voltada à prospecção de mercados internacionais, levando empresas e produtos brasileiros a feiras globais. “O evento em Montes Claros deve reunir cerca de 150 participantes e contará com a presença de especialistas do Ministério da Agricultura e transmissões ao vivo com adidos agrícolas da Europa e da China”. Também estão confirmadas as participações de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), que vão abordar temas como a posição do estado no cenário das exportações e os processos de certificação por identificação geográfica.

Entidades nacionais e regionais também farão parte da programação. Estão entre elas a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), a Associação dos Criadores de Gado de Corte do Norte de Minas (CGC), a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e a Associação dos Produtores de Frutas do Norte de Minas (Asfrut). “Queremos mostrar que o Norte de Minas tem produtos de qualidade, com identidade regional, e que podem conquistar mercados fora do país”, afirmou o diretor da Sociedade Rural.

O presidente da Abanorte, Dirceu Colares, vê o evento como um passo importante para ampliar o alcance da fruticultura regional. “Nossas frutas, basicamente, são voltadas ao consumo interno. Temos potencial para o mercado externo, e algumas empresas da região vão apresentar cases de exportação durante o evento”, afirma. Para ele, a presença de representantes do governo federal é estratégica. “Uma das coisas que complica é a burocracia. Com esse pessoal vindo para cá, esperamos facilitar a questão da documentação e dos trâmites burocráticos”.

Apesar das dificuldades, o setor se mostra animado com a iniciativa. “Estamos esperançosos. O mercado interno é grande e consome muito, mas queremos explorar o mercado lá fora. Trazer quem já exporta, debater as dificuldades e aproximar o produtor das soluções é muito importante”, diz Colares. Por fim, Colares lembra que a exportação tem impacto direto na geração de empregos e renda. “A fruticultura do Norte de Minas gera cerca de 70 mil empregos. Se ampliarmos os mercados, vamos gerar ainda mais empregos, qualificar a mão de obra e fortalecer os produtores. Só temos a ganhar”, conclui confiante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por