
Montes Claros reforçou sua posição como polo econômico do Norte de Minas em julho de 2025, quando 5.708 Microempreendedores Individuais (MEIs) se formalizaram; alta de 27,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, a cidade registrou 1.558 novas empresas, ocupando o quinto lugar no ranking estadual, segundo a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).
O que, para o economista Lucas Lafetá Vargas, reflete a confiança do empreendedor na cidade. “Esse cenário positivo ratifica a confiança do empreendedor em Montes Claros, ao gerar boas expectativas de bons negócios e lucratividade, com consequências diretas na geração de empregos e renda”, afirmou.
Para Ernandes Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), esse crescimento reflete no comércio local. “Segmentos como material de construção, acabamento, iluminação, pisos e estruturas são diretamente impulsionados, fortalecendo a economia e trazendo benefícios não apenas econômicos, mas também sociais”.
Para o município continuar se consolidando como referência econômica no Norte de Minas, Ernandes defende medidas que garantam maior eficiência no setor público. “O principal é a agilidade em desburocratizar. Quando o poder público atende rapidamente às necessidades das empresas, elas ficam mais competitivas, não só na cidade, mas também em negócios com outras regiões”, pontuou.
Segundo ele, além da simplificação de processos, é necessário ampliar investimentos em áreas como segurança, saúde e serviços cartoriais. “Quanto mais abrangência e entrega desses serviços, mais a cidade retém empresas e atrai novos investimentos”, concluiu.
Para o secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, os números apresentados pela Jucemg confirmam a consolidação de Montes Claros como polo regional de desenvolvimento. “O município assegura um ritmo crescente de novos empreendimentos, fortalecendo e diversificando a economia local, contribuindo para ser, de fato, um celeiro de grandes oportunidades”, ressaltou.
Segundo ele, Montes Claros tem atraído empresas de várias regiões do país devido à modernização da cidade, novos investimentos e infraestrutura logística, como o anel rodoviário, inaugurado pelo governador Zema na última quinta-feira (21), a linha férrea e o aeroporto, um dos mais movimentados de Minas Gerais.
O secretário ressaltou ainda a expectativa em torno da construção da ponte sobre o Rio São Francisco, que vai interligar Montes Claros a Brasília. “Com isso, temos certeza da vinda de novos negócios, sobretudo diante da facilidade de circulação e da qualidade da infraestrutura que o município oferece a todos que aqui querem investir”, disse.
Para Andrade, o fortalecimento da economia também deve impactar diretamente na expansão demográfica da cidade. “A tendência é que Montes Claros tenha um aumento súbito na sua população, devemos nos preparar para isso, contudo, estabelecer sim como um município próspero e empreendedor”, completou.