Crescimento empresarial

MOC ocupa a sexta posição no ranking de abertura de empreendimentos

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 28/06/2024 às 19:00.
Montes Claros contribuiu com 3.189 novos empreendimentos, ocupando o sexto lugar no estado (LARISSA DURÃES)

Montes Claros contribuiu com 3.189 novos empreendimentos, ocupando o sexto lugar no estado (LARISSA DURÃES)

Dados do relatório mensal de registros mercantis da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) divulgados nessa semana, revelam que Minas Gerais registrou a abertura de 39.997 empresas entre janeiro e abril deste ano. Montes Claros contribuiu com 3.189 novos empreendimentos, posicionando-se em sexto lugar no estado. Em maio, o estado viu a criação de 7.532 novos negócios, um aumento de 5,21% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registradas 7.159 aberturas.

Conforme o relatório da Jucemg, os setores de indústria, comércio e serviços apresentaram saldo positivo no acumulado do ano comparado aos cinco primeiros meses de 2023. O setor de serviços cresceu 14,25%, a indústria 11,46% e o comércio 7,45%. Em maio, foram inaugurados 398 novos negócios na indústria, 1.701 no comércio e 5.433 no setor de serviços.

O balanço da Jucemg considera empresas de qualquer porte, com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor do governo federal, sem passar pelas juntas comerciais estaduais. Entretanto, o Sebrae-MG, informou que em Montes Claros, de janeiro a abril de 2024, foram abertos 589 novos MEIs na cidade. Os setores mais procurados foram: cabeleireiro, manicure e pedicure; comércio varejista, e obras de alvenaria. 

Recentemente, a empresária Isabela Ferreira abriu recentemente uma nova loja voltada para produtos de cabelo. O empreendimento, que também funciona como salão de beleza, oferece uma gama completa de serviços e produtos, permitindo que os clientes comprem itens para uso externo ou aproveitem o salão. “Com uma loja no centro, a nova filial foi aberta no bairro Independência e está apresentando bons resultados”, explicou.

Sobre o processo de abertura, Isabela afirmou que, devido à experiência adquirida com as lojas anteriores, a burocracia foi menor. “Mas para quem está começando, o processo pode ser complicado e caro”, disse. 

Ela conta que investiu cerca de R$ 50 mil reais na nova loja, inaugurada em março. Embora ainda recente, ela acredita no potencial do negócio. “Para divulgar a loja, estou utilizando carros de som e fazendo campanhas no Instagram, com postagens no feed e stories, além de contar com a colaboração de influenciadores digitais. O investimento vale a pena”, ressalta. 
 
SEM BUROCRACIA
A coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor de Montes Claros, Aline Soares Ferreira, explica que existe um projeto Rede Sim Mais Livre que simplifica e agiliza o processo de regularização e formalização de empresas ao eliminar diversos entraves burocráticos. “Isso não só economiza tempo para os empreendedores, beneficiando tanto eles quanto a população, mas também promove a ampliação do emprego, aumento da renda e crescimento da arrecadação”, informa.

No entanto, Aline menciona que o município ainda não aderiu plenamente ao projeto Rede Sim Mais Livre por ser um projeto relativamente novo. Ela explica que, no entanto, Montes Claros segue a resolução do Estado de Minas Gerais em relação à Lei da Liberdade Econômica, implementando ações que desburocratizam o ambiente de negócios local, como a ampliação das atividades de baixo risco, que agora são dispensadas de alvará. “Hoje a redução do tempo de abertura ela diminuiu muito, menos de um dia o tempo de abertura de empresas no município”, diz satisfeita.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por