economia

MOC: investimento de R$ 314 milhões vai gerar 200 empregos

Empresa transforma pastagens degradadas em fonte de renda para produção de biocombustíveis

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 13/08/2025 às 19:00.
Complexo de 138 hectares em Montes Claros produzirá 10,5 milhões de mudas anuais (Acelen Renováveis)
Complexo de 138 hectares em Montes Claros produzirá 10,5 milhões de mudas anuais (Acelen Renováveis)

A Acelen Renováveis, empresa de energia do Mubadala Capital, iniciou a primeira fase do programa Acelen Valoriza, com investimento de R$ 314 milhões e previsão de gerar 200 empregos diretos em Montes Claros e no Norte de Minas. A cidade sediará o Acelen Agripark, centro de inovação tecnológica agroindustrial dedicado ao cultivo da macaúba, planta nativa brasileira que será a base para a produção de combustíveis renováveis. O complexo terá 138 hectares, capacidade de germinar 1,7 milhão de sementes mensais e produzir 10,5 milhões de mudas anualmente. O cultivo será feito em áreas de pastagens degradadas, gerando renda adicional para pequenos e médios produtores. A expectativa é expandir para 36 mil hectares até 2026.

Nesta etapa inicial, dez famílias de agricultores da região receberão capacitação técnica, apoio financeiro e garantia de compra da produção. A seleção das famílias participantes está em andamento, com previsão de anúncio da primeira ainda neste mês. “Queremos gerar renda, estimular a permanência no campo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Victor Barra, diretor de Agronegócio da Acelen Renováveis.

Segundo Barra, o projeto vai fortalecer comunidades, garantir a compra da produção a preço de mercado e oferecer oportunidade de aumento de renda. “Vinte por cento das áreas de plantio serão destinadas a agricultores locais, com assistência técnica contínua e acesso a linhas de crédito”, destacou.

Montes Claros foi escolhida por concentrar a maioria dos maciços de macaúba e por reunir infraestrutura adequada para um polo de desenvolvimento tecnológico, além da presença da Unimontes, disponibilidade de mão de obra técnica e posição logística estratégica. “É o maior e mais moderno centro de tecnologia e inovação do mundo dedicado à macaúba. Nosso objetivo é desenvolver processos agrícolas e tecnológicos para a produção de biocombustíveis e produzir mudas de alta qualidade”, explica Barra.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Montes Claros, Osmane Barbosa Neto, a implantação do programa Acelen Valoriza terá impacto direto no Norte de Minas. “O projeto representa uma oportunidade para fortalecer a produção de macaúba na região, beneficiando especialmente pequenos e médios produtores. E é uma boa opção para melhorar a condição do nosso pequeno e médio produtor”.

Osmane também ressaltou o potencial do óleo de macaúba, que pode ser usado como biocombustível para automóveis e até aviões. “É um óleo especial, diferenciado, que ainda está em fase de pesquisa, mas com grande potencial de sucesso. A estrutura da fábrica é impressionante, e os investimentos mostram que há um compromisso sério para fazer o projeto prosperar”, afirmou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por