economia

Minas lidera pagamentos de dívidas negativadas

SindComércio assegura que os habitantes de Montes Claros são bons pagadores

Larissa Durães
Publicado em 29/09/2023 às 20:34.
55,34% dos residentes de Montes Claros conseguem regularizar suas dívidas em até 30 dias (Larissa Durães)

55,34% dos residentes de Montes Claros conseguem regularizar suas dívidas em até 30 dias (Larissa Durães)

Em agosto, segundo dados do Serasa, o Brasil viu um aumento modesto no número de inadimplentes, atingindo 66,80 milhões de brasileiros. No entanto, contrariando essas estatísticas, o Observatório Econômico da Fecomércio mostra que Minas Gerais se destaca na região Sudeste quando se trata de quitação de dívidas. De acordo com esses dados, 65,3% dos mineiros regularizam suas dívidas em até 60 dias após a negativação, superando a média nacional em 3,8 pontos percentuais, uma vez que o país registra uma taxa de 61,5% de contas regularizadas no mesmo período. Em Montes Claros, esse índice é de 5,77%. Por outro lado, 55,34% dos montes-clarenses conseguem quitar suas dívidas em até 30 dias, conforme informações obtidas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Uma delas é a dona de casa, Cristiane Soares Leite, que diz orgulhosa ter o costume de pagar tudo o que deve em dia. “Desde muito jovem, desde o meu primeiro emprego, sempre paguei em dia, compro e pago, porque é uma questão de costume, mas principalmente, de honra”, explica. “Penso assim, se eu compro, alguém confiou em mim para me vender algo, por isso passo a ter essa obrigação com essa pessoa de horar o compromisso porque sei que é uma cadeia, ela tem que pagar fornecedor, empregado, um monte de coisa para estar de pé e devemos honrar os compromissos com as pessoas, isso não pode ser obrigação, mas dever”, completa. 
 
BONS PAGADORES
Para o presidente do Sindicato dos Comerciantes (SindComércio) de Montes Claros, Glenn Andrade, os lojistas da cidade não se estressam muito para receber dos consumidores, pois, “eles são bons pagadores e bons consumidores também”, enfatiza. Entretanto, segundo ele, é bom destacar que nem sempre foi assim — “Anteriormente, quando o comércio trabalhava apenas com crediário, com cheques e promissórias, tinha muito problema com inadimplências, mas após a implantação do cartão de crédito, do Pix, dos parcelamentos de compras e dos contratos de compras e prestações de serviços mais elaborados, houve uma maior conscientização, principalmente pelo lado do consumidor, que mantém em dia com os pagamentos das suas prestações”, explica. 

Os habitantes de Montes Claros, por sua vez, assumem a responsabilidade de quitar suas dívidas, com 60,6% deles fazendo isso por reconhecerem suas obrigações financeiras. Outros 18,37% efetuam pagamentos por diferentes motivos, como atualização de dados pessoais (nome, endereço, valor) (12,13%), renegociação da dívida (7,97%), inclusão indevida (0,87%), e, por último, cumprimento de ordem judicial (0,06%).

Segundo Andrade, fica claro que quando as dificuldades econômicas surgem, isso impacta o consumidor e pode resultar em inadimplência. “Mas eu posso dizer que a inadimplência vem caindo com o passar dos anos, ou seja, faz parte da índole do brasileiro, do mineiro, do montes-clarense, honrar com o pagamento dos seus compromissos. Eles não vão para o comércio com a intensão de lesar o empresário ou com má-fé”, garante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por