
O êxodo rural no Brasil, que levou 40% dos jovens do campo para as cidades, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa a ser revertido. Cada vez mais jovens escolhem ficar e investir no agronegócio, impulsionados pela oferta de cursos técnicos especializados pelo Sistema FAEMG SENAR, como Sucessão Familiar e Agricultura de Precisão, que capacitam para uma gestão rural inovadora e sustentável.
Esse fenômeno pode ser visto em Montes Claros, durante a Expomontes 2025. Um exemplo desse novo perfil de jovem rural é Marina Comini, de apenas 15 anos. Criada na fazenda do avô, ela decidiu seguir a tradição familiar e hoje sonha em plantar café e trabalhar ao lado da família. “Nunca pensei em sair do campo. Meu sonho é manter essa história viva”, conta. A família, que há quatro gerações se dedica à agropecuária, sempre estimulou Marina a valorizar o campo, e hoje ela já participa das decisões da propriedade e planeja cursar Agronomia.
Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre de Aguiar Rocha, as feiras são espaços de conexão, negócios, visibilidade e troca importantes para fomentar o interesse dos jovens pelo setor. “A Expomontes mostra que o campo pode ser moderno, cheio de possibilidades. Isso motiva. A gente percebe que pode, sim, ter futuro aqui, sem abrir mão das nossas raízes”, reflete Rocha.
Para ele, ver jovens como Marina que não só esperam, mas projetam um futuro no agro, ainda que com os desafios — da sucessão familiar à falta de políticas públicas específicas —, traz renovação ao setor. “O interesse por inovação, tecnologia e negócios sustentáveis mostra que o campo já não é mais visto como atraso, mas como oportunidade”, garante.
ATUAÇÃO COM AS CRIANÇAS
No último ano, o Sindicato Rural de Montes Claros trouxe, em parceria com o Sistema CNA, a Carreta Agro pelo Brasil, com número recorde de visitas nacionalmente e um trabalho intenso de divulgação da amplitude do trabalho do produtor rural.
No estande institucional, foram recebidas centenas de crianças que puderam conhecer os produtos do campo, além de ter uma experiência ultra imersiva com os óculos de realidade virtual e conhecer de perto algumas atividades, como a apicultura. Tudo isso sem sair do estande.
“Neste ano, intensificaremos ainda mais nossa atuação junto ao público jovem, principalmente o infantil, mostrando a eles as oportunidades que os negócios rurais trazem, e como a atividade é fundamental para a construção e manutenção do Brasil, bem como para a nossa maior preocupação: produzir alimento de qualidade, promover a segurança alimentar e a sustentabilidade”, finaliza Alexandre.
O presidente da Sociedade Rural, Flávio Gonçalves Oliveira, explica que a Sociedade Rural de Montes Claros adota uma postura ativa no incentivo à permanência dos jovens no campo, compreendendo que eles são fundamentais para a continuidade e evolução do agronegócio regional. “Por meio de parcerias com instituições de ensino, programas de capacitação técnica, apoio a projetos de sucessão familiar e promoção de eventos voltados para o protagonismo jovem, buscamos valorizar e preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do campo. Além disso, promovemos espaços de diálogo e aprendizado dentro da Expomontes e de outros eventos agropecuários, onde os jovens podem se conectar com novas tecnologias, conhecer cases de sucesso, trocar experiências e enxergar o agro como um setor moderno, rentável e cheio de possibilidades”.