Educação financeira

Fin Festival destaca gestão financeira e otimismo econômico em MOC

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 14/11/2025 às 06:00.
Ação estimula educação financeira e empreendedorismo na cidade (Larissa Durães)
Ação estimula educação financeira e empreendedorismo na cidade (Larissa Durães)

Na última terça-feira (11), Montes Claros sediou o Fin Festival, evento promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB). A iniciativa reuniu empresários e profissionais interessados em aprimorar a gestão financeira e fortalecer o cooperativismo, com palestras de Rita Mundim, Gilvan Bueno, Gustavo Cerbasi e do ex-jogador de vôlei Tande.

De acordo com o analista de soluções do Sebrae, Arleandro Rodrigues, a proposta do Fin Festival é sensibilizar os empreendedores sobre a importância do controle financeiro e oferecer ferramentas para melhorar a administração dos negócios. “Ainda há uma grande dificuldade em fazer uma boa gestão financeira. Por isso, resolvemos trazer para Montes Claros um evento que fala exclusivamente de finanças”, afirmou. Ele destacou que a edição foi um sucesso e já há planos para ampliá-la no próximo ano. “Atingimos o objetivo de despertar o interesse das pessoas para olharem mais para o lado financeiro. A ideia é realizar uma versão maior, com mais conteúdo, palestrantes e participação do público em 2026”, adiantou.

O presidente da CDL de Montes Claros, Ernades Ferreira, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “A maioria dos empreendedores quer enxergar cenários para o futuro e lidar melhor com o orçamento. Mesmo diante dos desafios econômicos, como a alta dos juros e a inadimplência, eventos como o Fin Festival ajudam a encontrar alternativas e estimular a criatividade”, disse. Ele ressaltou ainda que o empresariado local tem sede de conhecimento. “Os empresários são curiosos e sempre querem melhorar. Esse tipo de debate contribui diretamente para o desenvolvimento da região”, afirmou.

Para o gerente executivo do Banco do Nordeste, Fernando Madureira, o Fin Festival oferece um espaço de aprendizado e reflexão. “Esse tipo de evento apoia o empreendedor a sair da sua rotina, entender melhor o planejamento financeiro e se estruturar. É fundamental aprender para crescer, e parcerias como essa entre o Sebrae e o BNB tornam isso possível”, destacou.

Entre os destaques do evento, a comentarista de finanças da CNN e da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, elogiou o cenário econômico de Minas Gerais e o papel das lideranças regionais. “Temos a sorte de contar com pessoas à frente das instituições e do governo com perfil liberal, que respeitam quem produz. Minas está muito bem representada e isso reflete no crescimento do Estado”, observou. Segundo Rita, enquanto a indústria brasileira recuou 0,1%, a indústria mineira cresceu 1,3%, resultado que demonstra o fortalecimento da economia regional.

O evento também contou com a participação de empreendedores locais, como a sommelière Letícia Novato, que ressaltou a importância de discutir finanças em um momento de recuperação econômica. “Finanças é um tema de extrema importância, onde quer que a gente esteja. O Brasil vive um momento positivo, com queda da inflação, dólar em baixa e aumento das exportações. Espero que 2026 mantenha esse ritmo”, afirmou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por