Donos do próprio negócio ‘na marra’

Falta de opção para gerar renda motivou quatro em cada dez microempreendedores em Minas

Leonardo Queiroz
Publicado em 12/03/2022 às 11:39.
REVIRAVOLTA - Paulo Henrique Gusmão passou a vender roupas por necessidade, em loja virtual, mas ideia deu tão certo que ele já quer abrir loja física

REVIRAVOLTA - Paulo Henrique Gusmão passou a vender roupas por necessidade, em loja virtual, mas ideia deu tão certo que ele já quer abrir loja física

A necessidade, e não a vocação, está por trás de quatro a cada dez micro e pequenos negócios abertos no Estado nos dois últimos anos. è o que mostra a pesquisa Perfil e Comportamento do Microempreendedor Individual de Minas Gerais, realizada pelo Sebrae Minas.

Dentre os microempreendedores individuais (MEIs) que começaram um negócio após o início da pandemia, 40% empreenderam pela falta de alternativa de trabalho e renda, contra 36% dos que haviam iniciado o negócio antes desse período. 

O microempreendedor Paulo Henrique Vieira Gusmão, de 25 anos, abriu o negócio no início da pandemia.

“Com intuito de completar a renda familiar e adquirir uma independência financeira comecei a trabalhar com uma loja de roupas e assessórios masculinos uns dois meses antes da pandemia. Com a incerteza do que viria pela frente, e com a loja virtual em funcionamento, resolvi apostar todas as cartas nesse novo negócio, que foi crescendo junto aos obstáculos da nova realidade, com muitas lojas fechando. O negócio deu tão certo que hoje tenho meus clientes fixos, que foram se tornando fiéis ao longo da pandemia”, diz.

Dono de uma marca no Instagram, ele já trabalha para abrir a loja física. “De uma falta de opção surgiu uma grande ideia para completar a renda da família. Penso que o segredo é trabalhar e ter boas ideias. Durante toda a pandemia fizemos delivery e muitas pessoas optam por receber o produto em casa. Trabalhamos com um marketing criativo na internet, boas fotos, embalagens personalizadas e com produtos de qualidade. O próximo passo é a loja física em um espaço moderno e bacana para poder receber de perto a clientela que conquistamos ao longo desses dois anos”, conta Paulo Henrique. 

Paulo e a esposa têm o seu trabalho regular e o empreendimento virtual completa a renda da família, contribuindo para manutenção da casa e ainda na criação da filha.
 
PERFIL
A pesquisa mostra que o empreendedorismo por necessidade entre os MEI é mais evidente entre os maiores de 45 anos e os que têm até o Ensino Médio ou Técnico incompleto. “A crise econômica desencadeada pela pandemia teve vários reflexos sociais, entre os quais o desemprego. Esse cenário só agravou a dificuldade que as pessoas com mais de 45 anos e com menor escolaridade têm de conseguir um emprego com um rendimento satisfatório. No caso dos que têm menor escolaridade, a baixa qualificação é um dificultador; e, quanto aos de mais idade, um motivo pode ser o preconceito enfrentado por essas pessoas ao procurar emprego”, avalia Paola La Guardia, analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.
 
EM CASA
De acordo com o estudo, nove a cada 10 MEIs em Minas contribuem com o orçamento doméstico, sendo 40% os únicos responsáveis pela manutenção da casa. Outros 18% são os principais mantenedores do domicílio e 35% complementam a renda. “Isso confirma que os MEI têm importância fundamental para o sustento de grande parte dos domicílios em Minas”, destaca Paola La Guardia.

O levantamento também mostra que a cada dez microempreendedores, sete não buscam outra ocupação; metade (49%) trabalha em casa; 20% não querem crescer e deixar de ser MEI e metade (49%) se vê como empreendedor. “Os que não se reconhecem como empreendedores afirmaram que apenas exercem sua profissão, mas formalizados como MEI. Muitos atuavam com carteira assinada e migraram para o MEI, permanecendo na mesma função. Esses, provavelmente, tendem a não se reconhecer como empreendedores”, explica a analista

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por