
Entre os dias 29 de maio e 7 de junho, Janaúba recebe a 43ª edição da Expô Janaúba, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva. A expectativa é que o evento movimente R$20 milhões ao longo dos dez dias de programação.
Se posicionando no calendário do agronegócio mineiro, o evento combina negócios, tecnologia, cultura e entretenimento. Ao longo de mais de quatro décadas de história, a feira se consolidou como vitrine para a produção agropecuária regional, abrindo espaço para inovações e fortalecimento de parcerias no campo.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Paulo César Mendes Alves, conhecido como Doquinha, destaca que a programação inclui leilões de animais, exposições de gado de alto padrão genético, mostras de equipamentos agrícolas e atividades voltadas à agricultura familiar.
“No ano passado, nosso evento fomentou o agro da nossa região e deu e em 2026, inclusive, a prefeitura abriu inscrições específicas para feirantes desse segmento, reforçando o papel social do evento e a valorização dos pequenos produtores. Nossa expectativa é que seja”, pontuou o presidente.
Além do foco econômico, a Expô Janaúba também se destaca pelo caráter cultural e de entretenimento. Com 150 estandes, o evento reúne ainda grandes shows musicais de destaques nacionais, rodeios, praça de alimentação e espaços de lazer.
O impacto da exposição vai além dos dias de realização. Em edições anteriores, o evento chegou a atrair centenas de milhares de pessoas e movimentar dezenas de milhões de reais em negócios, demonstrando sua relevância para o desenvolvimento econômico do Norte de Minas.
“Mais do que uma feira, a Expô Janaúba se firma como símbolo da força do campo e da identidade regional, conectando tradição e inovação em um ambiente que impulsiona o agronegócio e celebra a cultura rural brasileira”, finaliza o presidente Doquinha.
