
Montes Claros encerrou o primeiro semestre de 2026 com saldo positivo na geração de empregos formais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o município criou 2.280 novos postos de trabalho entre janeiro e junho. O resultado representa um crescimento de 47,1% em relação ao mesmo período de 2025, quando o saldo havia sido de 1.550 vagas.
Somente em junho, as empresas instaladas na cidade contrataram 4.739 profissionais e desligaram 4.296 trabalhadores, resultando em saldo positivo de 443 vagas. Com o desempenho, o estoque de empregos formais no município chegou a 97.019 trabalhadores.
O Caged é um levantamento realizado desde 1965 a partir de informações repassadas pelas próprias empresas sobre admissões e desligamentos de trabalhadores. Os dados permitem acompanhar o comportamento do mercado de trabalho formal nos municípios brasileiros.
Em Montes Claros, o setor de Serviços voltou a se destacar em junho. Foram 2.875 admissões e um saldo positivo de 348 vagas. A Indústria também apresentou desempenho favorável, com 454 contratações e saldo de 55 postos de trabalho. Os números mostram a importância desses segmentos para a movimentação do mercado de trabalho local.
Para quem conseguiu uma oportunidade neste ano, os números representam mais do que uma estatística. É o caso de Maria, que começou a trabalhar em 2026 e comemora a possibilidade de ter uma renda e novos planos para o futuro.
“Eu fiquei muito feliz quando consegui essa oportunidade. Estava procurando trabalho e receber a notícia da contratação foi muito importante para mim. Começar a trabalhar neste ano trouxe mais tranquilidade e também a sensação de que posso planejar melhor minha vida. Espero continuar crescendo profissionalmente e aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível”, conta Juliana Mendes que começou a trabalhar em setor comercial de uma universidade de Montes Claros.
O resultado positivo não se restringe a junho. Todos os seis primeiros meses do ano registraram mais contratações do que demissões. Em janeiro, foram 4.379 admissões e 4.159 desligamentos, com saldo de 220 vagas. Em fevereiro, o município teve 4.873 contratações e 4.517 demissões, gerando 356 novos postos.
Março apresentou o melhor resultado do semestre, com 5.521 admissões e 4.828 desligamentos, saldo de 693 vagas. Em abril, foram 4.633 contratações e 4.252 demissões, com saldo de 381. Já em maio, Montes Claros registrou 4.396 admissões e 4.199 desligamentos, resultando em 197 novas vagas.
Somados os seis meses, foram 28.612 contratações e 26.332 desligamentos, totalizando 2.280 novos postos de trabalho. O resultado representa uma média superior a 377 novas vagas por mês e reforça o cenário de expansão do emprego formal na cidade.
O desempenho também sinaliza um mercado de trabalho mais aquecido em comparação ao ano passado. O crescimento de 47,1% no saldo acumulado mostra que Montes Claros iniciou 2026 com ritmo mais forte na criação de empregos formais, ampliando as oportunidades para trabalhadores e contribuindo para a movimentação da economia local.
