Pequenos notáveis

Em MOC, 95,67% das empresas ativas são enquadradas como MPE’s

Larissa Durães
Publicado em 28/06/2023 às 20:00.
Com orgulho, José Carlos faz parta da história do comércio de Montes Claros (Larissa Durães)

Com orgulho, José Carlos faz parta da história do comércio de Montes Claros (Larissa Durães)

Na última terça-feira (27), foi celebrado o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. No cenário brasileiro, de acordo com o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas constituem 99% dos estabelecimentos comerciais do país, representando também 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Em Montes Claros, Norte do Estado, 95,67% das empresas ativas são enquadradas como Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o que equivale a 44.037 comércios na cidade; conforme a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

Um dos lojistas mais notáveis da cidade, José Carlos Alves, comenta que trabalha no comércio montes-clarense aproximadamente 30 anos; vendo a cidade se desenvolver e prosperar. “Foi o meu pai quem fundou a loja em 1942, e funcionou em dimensões maiores quando ele ainda tomava conta. Com o passar do tempo e com a mudança do comércio e lojas de departamento especializadas, sentimos que teria que fazer uma mudança e partimos para trabalhar somente com confecções masculinas. Antes, a gente trabalhava com um pouco de tudo de eletrônicos a calçados”, conta. “Hoje, me sinto parte dos comerciantes de Montes Claros, trazendo o legado do meu pai até hoje e contribuindo com a economia da cidade”, completa o comerciante. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Ernandes Ferreira, a importância das micro, pequenas e médias empresas para a economia da cidade é fundamental. “A importância é muito grande, porque não só para Montes Claros, quanto para o Brasil, a quantidade de microempresas representa uma fatia muito grande dos empreendedores no país. Então, essas empresas são o pontapé do empreendedorismo no país, a pessoa começa a empreender na micro e pequena empresa”, explica. 

De acordo com Ferreira, para que essas empresas prosperem ainda mais, é necessário que os governos diminuam a burocratização. “Outra coisa é diminuir a carga tributária sobre elas, porque é muito onerada. Mesmo através do Simples, porque já não é mais Simples para as pequenas e micro empresas; o sistema tributário para elas ainda é muito complexo, a carga ainda é alta. Os governantes precisam buscar alternativas para estas micro e pequenas empresas”, pondera o presidente da CDL. 
 
VALORIZAÇÃO 
Já para o presidente do Sindicato do Comércio de Montes Claros, (SindComércio) Glenn Andrade, a data de 27 de junho é uma data que rebusca a consciência da valorização e exaltação das micro e pequenas empresas; pois, segundo ele, é através delas que é gerado absolutamente a maior parte dos empregos e no Brasil. “Não tem como escoar os produtos no país sem as micro e pequenas empresas. E, até a semana passada na reforma tributária, não se mencionava a micro e pequena empresa. Só o agronegócio e as indústrias. Mas sem essas empresas, não tem economia”, alerta. 

Andrade considera que essa data também seja um marco para que se reforce junto ao Governo a necessidade de uma reforma tributária onde a micro e pequena empresa não fique à margem do discussão dessa reforma. “É importante que elas estejam inseridas na reforma tributária, pra que elas também sejam beneficiadas e inseridas no processo de modernização do empreendedorismo no Brasil”, acredita. 

“Os Simples estão defasados, nas alíquotas dos Simples os cálculos estão extrapolando a realidade de capacidade das empresas e a um sublimite do Simples Nacional entre os estados e a União. Os estados e a União estão desalinhados no cálculo do Simples, o que pode gerar problema para as micro e pequenas empresas que optaram pelo Simples. Então tem que ser revistos os Simples Nacional para que 90% das empresas do Brasil possam sobreviver, que são as micro e pequenas empresas”, completa Glenn.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por