Representantes importantes participaram do lançamento da feira em MOC (leonardo queiroz)
A Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), maior evento do ramo na região entra na sua 28º edição neste ano de 2023. Programada para acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro, a feira foi lançada na última terça-feira (27) com a presença de autoridades, participantes e parceiros do evento.
Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto de desenvolvimento social, Juliano Fisicaro, destacou que ainda há reflexos da pandemia e, para retomar o crescimento, a parceria dos órgãos governamentais são essenciais. Com a experiência de quem passou por diversos governos, o secretário pontuou que a premissa básica do Estado é melhorar o ambiente de negócios e está disponível para assegura-lo, por meio das agências de fomento como BDMG e Idene”.
SUCESSO
Cerca de 70 % dos 250 stands já foram comercializados, de acordo com a presidente da ACI, Gislaine Lopes Pinheiro. “A Fenics tem números sólidos. Público superior a 80 mil pessoas, mais de 100 milhões em negócios oficializados e prospectados, 10 mil metros quadrados de área coberta e um elemento que a mantém viva e dinâmica, a inovação “, afirma Pinheiro.
Para o ano de 2023, além dos stands interativos, a novidade é a parceria com a Minascon, feira da construção civil que inicia um formato itinerante.
“A Minascon é a maior feira da construção civil no Estado. Junto aos expositores da cadeia produtiva temos também congressos com palestras técnicas que mostram as novidades da engenharia, da legislação e conceitos básicos que são muito importantes para a construção civil”, disse Geraldo Linhares, representante da Fiemg-MG no evento.
Ernandes Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entende que a Fenics reúne em um só lugar a esperança de bons negócios para os segmentos da indústria e comércio e aproxima a população do fornecedor. “É uma geradora de desenvolvimento regional e a CDL sempre apoia, porque fortalece a nossa economia e puxa um viés que a gente trabalha muito atualmente, que é o do comércio local”, avalia.
Se é bom para as entidades classistas, bom também é para quem expõe. O empresário Gilberto Gualter, do setor de máquinas agrícolas, participou de todas as edições da Fenics e este ano não será diferente.
“A expectativa é positiva. Vamos ter hoje e amanhã o lançamento do Plano Safra e esperamos que a taxa de juros caia. A Fenics vem num momento muito interessante para a gente. Os negócios começam agora com a Expomontes e a gente espera entregar bastante produto na Fenics. Para o nosso ramo a Fenics é o evento mais importante”, disse o empresário.