economia

Em 2023, MOC encerrou ano com saldo favorável na geração de empregos

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 27/02/2024 às 19:00.
Em 2023, o setor de empregos em Montes Claros fechou o ano com desempenho favorável, registrando a adição de 2.776 novas posições, representando um aumento de 3,1% em comparação com o ano anterior de 2022 (Larissa Durães)

Em 2023, o setor de empregos em Montes Claros fechou o ano com desempenho favorável, registrando a adição de 2.776 novas posições, representando um aumento de 3,1% em comparação com o ano anterior de 2022 (Larissa Durães)

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) revelam que Minas Gerais alcançou sua menor taxa anual de desocupação em 2023, registrando 5,8%, em comparação com a média nacional de 7,8%. Isso representa uma redução significativa de 1,9 ponto percentual em apenas um ano, atribuída à política de atração de investimentos privados, programas de estímulo ao empreendedorismo e à liberdade econômica, como o “Minas Livre Para Crescer”, além de investimentos recordes de R$ 114,4 bilhões. 

Apontado pelo Boletim informativo do mercado de trabalho formal de Montes Claros, da Universidade estadual de Montes Claros (Unimontes), o mercado de trabalho do município de Montes Claros, encerrou o ano com um resultado positivo, obtendo 2.776 novos postos de trabalho o equivalente a um crescimento de 3,1% em relação a 2022. Porém, o percentual de crescimento do mercado local ficou um pouco abaixo do crescimento dos mercados nacional (3,5%) e estadual (3,15%), principalmente em decorrência dos baixos resultados gerados no primeiro semestre, 731 novos postos frente aos 2017 gerados no segundo.

Para Glenn Andrade, presidente do Sindcomércio de Montes Claros, os resultados desses índices, de forma geral, são vistos como positivos, desde o trabalho local quanto os índices do trabalho a nível, estadual ou nacional. “Ocorre que há variações sim de região para região, dependendo do momento produtivo, dependendo inclusive das questões climáticas e dos investimentos que estão sendo concretizados em determinadas regiões. Nesse momento nós, não estamos no topo, mas nós estamos no crescimento, numa onda crescente. Então assim, a expectativa nossa é de que Montes Claros consiga avançar ainda mais no índice de geração de empregos em 2024. Então terminou positivo e vai continuar positivo. Tenho certeza, acreditamos nisso”, relata. 
 
DADOS
Em Montes Claros foram admitidos em dezembro 3.541 trabalhadores, sendo 53,1% do sexo masculino e 46,9% do sexo feminino e foram desligados 3.653 trabalhadores, 51,8% do sexo masculino e 48,2% do sexo feminino.

“Consegui esse trabalho depois de ficar quase seis meses, parada. Ainda bem! Porque tenho uma filha, de sete anos, pra cuidar”, diz a balconista de uma farmácia da cidade, Amanda Rocha, de 34 anos, empregada em outubro de 2023. 

Em dezembro, segundo o boletim, em MOC, as microempresas e grandes empresas dos setores de serviços, e comércio registraram os maiores volumes de admissões (57,6%), enquanto as micro e pequenas empresas desses mesmos setores lideraram os desligamentos (55%). Apenas as micro e grandes empresas apresentaram saldo positivo entre admissões e desligamentos, com o maior saldo negativo ocorrendo nas pequenas empresas. A indústria foi o único setor a perder postos de trabalho, com o fechamento de 192.

No município, o setor de serviços, especialmente a atividade de teleatendimento, lidera o mercado de trabalho formal. Em dezembro, representou 21,9% das admissões e 15,3% dos desligamentos, mantendo percentuais similares ao longo do ano. No mesmo período, a construção de edifícios foi a segunda atividade com maior participação. Destaca-se também os 178 desligamentos na atividade de fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por