Empresários acreditam em aumento de 40% no faturamento comparado com 2023
Os noivos Desirée e Victor Hugo há 10 anos comemoram a data em restaurante. Tradição que pretendem manter depois de casados (Arquivo pessoal)
Com o Dia dos Namorados se aproximando, donos de bares e restaurantes da cidade aproveitam a oportunidade para impulsionar o setor, um dos mais afetados durante a pandemia da Covid-19 e que ainda trabalha para recuperar o tempo que ficaram parados. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que em comparação com 2023, três a cada quatro empresários esperam um desempenho melhor este ano.
Há casais como Marcel e Aliny Cotrim que resistem em sair de casa, com receio de um atendimento difícil. “Comemoramos em casa mesmo. Hoje em dia, ir a restaurantes em datas comemorativas é passar raiva. Preços absurdos e sempre lotados. O conforto de casa com bebida boa e comida bem feita, não tem preço”, diz Marcel. Para vencer obstáculos como esse e atrair a clientela, a Abrasel- Norte orienta os empresários a se prepararem para a ocasião. O presidente do órgão, Thonelly Mendes, o Thom, confirma que muitos ainda estão se recuperando pós- pandemia e esse já é um bom motivo para se atentar as datas comemorativas. Ele afirma que o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, são as datas mais significativas para o setor. Este ano de 2024, a expectativa é a de pelo menos 40% a mais no faturamento. Para isso, é preciso apostar no diferencial. “Os bares ficam realmente cheios neste dia. O empresário tem que estar consciente de que é uma data especial e vai encher. Tem que investir no bom atendimento, em uma cozinha mais rápida, pratos especiais e até contratar mais funcionários se for preciso. É uma data muito bonita e vale a pena ter atenção”, sugere Thom.
Com a experiência de participação e vitórias em concursos gastronômicos, o empresário dá o exemplo e já iniciou no seu estabelecimento os preparativos. “Vamos ter uma decoração mais romântica e pratos especiais, com sugestão de vinhos. Quem investe e faz a divulgação, tem um bom retorno”, garante.
A culinária na cidade é diversificada e tem uma gama de restaurantes para todo tipo de paladar. Os publicitários Desirée Lira e Victor Hugo Gomes estão juntos há 10 anos e tem em comum o gosto pela culinária japonesa. No dia dos namorados esperam encontrar o restaurante preparado para proporcionar a noite romântica que anseiam. Desde o início do namoro fazem questão de comemorar a data saindo para jantar. Recentemente noivos, em 2024 não vai ser diferente. “Desde a época da faculdade fazíamos isso. Na verdade a única coisa que mudou é a responsabilidade de ter que começar a planejar o casamento. Continuamos sendo melhores amigos e sempre tiramos alguns momentos para termos esses dates como namorados. A gente acredita que mesmo depois de casados temos que continuar com a magia do namoro”, declara Desirée.