
No 15 de março, o Dia do Consumidor emerge como um pilar do varejo no início do ano, rivalizando com a Black Friday. Empresas de menor porte veem uma chance dourada nessa data para elevar vendas, consolidar lealdade do cliente e expandir sua visibilidade digital. Segundo o Sebrae, as estratégias digitais serão cruciais para o sucesso em 2025.
A consumidora Ana Cristina Carvalho se define como uma “consumidora ativa”, sempre atenta às melhores promoções. “Eu sempre aproveito uma promoção, estou de olho nas melhores ofertas, nas grandes semanas de descontos, como a Black Friday e a Semana do Consumidor”, conta. Para ela, os fatores mais determinantes na decisão de compra são o desconto e a qualidade do atendimento.
O atendimento digital também influencia sua escolha de lojas físicas. “Se eu for bem tratada em um aplicativo, posso me interessar e querer visitar a loja física”, afirma. No entanto, essa decisão varia conforme o tipo de produto. “Se for algo que eu preciso ver e avaliar, prefiro ir até a loja”. Antes de visitar um estabelecimento, ela sempre pesquisa informações online, verificando localização, formas de pagamento, opções de entrega e reputação da empresa.
Para Ernandes Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, o Dia do Consumidor tem se fortalecido no comércio. “Ela é uma data de reconhecimento ao consumidor, sendo o principal agente do comércio e serviço. Ele é a mola mestra do funcionamento das empresas”, destaca.
Segundo ele, a adesão ao evento vem crescendo gradativamente. “Muitas empresas já incorporaram o Dia do Consumidor ao calendário, mas outras ainda deixam para a última hora”, afirma. O ambiente digital tem sido um grande aliado para impulsionar as vendas. “Os meios digitais aquecem muito o comércio, porque as lojas conseguem atrair consumidores de forma mais rápida e ágil”, explica Ferreira.
Para os consumidores atentos, Ferreira considera que a data pode ser uma excelente oportunidade para encontrar descontos e ofertas especiais. “Alguns lojistas já adotaram o Dia do Consumidor como uma data importante e preparam promoções especiais”, ressalta.
“A ideia é oferecer bons descontos e aproveitar a oportunidade para fidelizar novos clientes”, destaca a empreendedora de Montes Claros, Ariane Galdino.
Ariane investe na experiência do cliente, tanto no ambiente digital quanto na loja física. “Garantimos isso por meio do acompanhamento da equipe de vendas, da criação de scripts e de possibilidades de experiências com atendimento humanizado”, explica.
Para o Dia do Consumidor, as expectativas são positivas. “Sempre somos otimistas quanto a essas oportunidades que o comércio tem de gerar engajamento com campanhas que acabam sendo também orgânicas. A ideia é que tenhamos um aumento de 25% nas vendas do dia”, estima Ariane.
Ela também deixa um conselho para quem deseja aproveitar bem essa data. “Não se esqueça de cadastrar o cliente, realizar pós-venda, manter contato e conhecer o perfil do consumidor para personalizar a experiência dele com os produtos ou serviços que a loja oferece”, recomenda.
*Com informações da Agência Sebrae