Dívida agrícola

Desenrola Rural garante até 80% de desconto para agricultores familiares

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 09/12/2025 às 19:00.
José Romildo Fonseca promete replicar a notícia em sua comunidade e diz que descontos são vantajosos
José Romildo Fonseca promete replicar a notícia em sua comunidade e diz que descontos são vantajosos

Até o dia 30 de dezembro, agricultores familiares em situação de inadimplência poderão renegociar ou liquidar sua dívida com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) por meio do Programa Desenrola Rural do Governo Federal.

Em evento promovido pela instituição na noite desta última segunda-feira (8), o superintendente do BNB, Wesley Maciel, disse que, na agricultura familiar, são muito grandes as intempéries climáticas. Ciente disso, o governo federal lançou o programa exclusivamente para esse público. “Eles podem renegociar suas operações, ganhar novo prazo, novo fôlego e aí terão descontos de até 65%. Mas, se quiserem liquidar a dívida, o desconto sobe para 80%”, diz Wesley, destacando que o chamamento é importante porque os benefícios são positivos e não há previsão de que o programa aconteça no próximo ano.

“Temos poucos dias úteis para poder atingir esses beneficiários. Só quem pode conceder esse bônus é o Governo, por meio de Lei Federal aprovada no Congresso. Por isso, pedimos que procurem nossas agências até o dia 28 de dezembro, porque a gente tem que calcular essas dívidas e emitir o boleto para que os clientes possam pagar. É uma ótima oportunidade”, explica. O superintendente acrescenta que o agricultor poderá entrar em contato pelo 0800-728-3030, que é o call-center do banco e, identificada a agência desse cliente, o contato é retornado. “Se não puder ir à agência, ele tira o boleto, manda por e-mail, manda por WhatsApp, mas é importante estar atento ao prazo para não perder esse benefício”, conclama.

Diego Miranda, do Banco do Nordeste do Brasil, explica que estão enquadrados na situação os agricultores familiares com operações contratadas até 2022, e que estão hoje em situação de prejuízo. “Só em Minas Gerais, na área de atuação do Banco, especialmente no Norte de Minas, que é a nossa maior área, já renegociamos quase 3 mil operações, com valores superiores a 7 milhões de reais”, destaca. Além do telefone citado, o agricultor familiar poderá verificar sua posição pelo site www.bnb.gov.br/desenrolarural. “Neste site, ele vai preencher o seu número do CPF, a data de nascimento, e já terá informação se possui ou não o enquadramento desse benefício legal. Tendo direito, ele vai a qualquer uma das nossas agências do Banco do Nordeste, bem como às unidades do Agroamigo, para efetivar a renegociação ou a liquidação da dívida”, detalha Diego.

Para o chamamento, o BNB conta com apoio da Emater, dos sindicatos e conselhos rurais.

Nesta terça-feira (9), o agricultor familiar José Romildo Fonseca, da comunidade de Buriti Seco, foi informado do programa e ressaltou que vai replicar a informação na sua região. “É uma ótima notícia e veio em boa hora. Tem várias pessoas nas comunidades rurais em inadimplência. Isso não é bom para a pessoa, nem para a região. Muitas ocorrências são devido ao clima, pouca chuva, e até à economia, que quando não está muito boa causa o endividamento. Vou informar ao nosso pessoal e nos grupos de WhatsApp”, declara.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por