O setor de cabeleireiros se destacou como um dos que mais cresceram entre os MEIs, registrando um aumento de 9,0% (FREEPIK)
O último relatório do IBGE mostra que o Brasil atingiu a marca de 14,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) em 2022, registrando um aumento de 1,5 milhão em comparação ao ano anterior. Os setores de serviços, como cabeleireiros (9,0%), comércio de vestuário (6,8%) e alimentação (6,0%), se destacam nesse crescimento. Em Minas Gerais, o Sebrae Minas informou que, até 31 de julho, foram abertas 1.747.047 empresas, um acréscimo de 1,7% em relação ao ano anterior. A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) também apontou um crescimento de 14,25% no setor de serviços durante os primeiros cinco meses de 2024. Em Montes Claros, o número de MEIs ultrapassou 35 mil até julho de 2024, com o setor de serviços liderando com 16 mil registros, seguido pelo comércio com mais de 10 mil e pela indústria com cerca de 5 mil, segundo o Sebrae Minas.
Dados fornecidos pelo Sebrae Minas mostram o crescimento do número de MEIs em Montes Claros nos últimos quatro anos: 29.388 em 2021, 32.232 em 2022, 34.299 em 2023 e 35.015 até 31 de julho de 2024.
“Esse cenário mostra a força da retomada da economia pós-pandemia onde pessoas autônomas vem se formalizando e abrindo o seu próprio negócio. O serviço campeão em empresas MEIs abertas na cidade de Montes claros são votadas para área da beleza/estética e alimentação. A oferta cada vez maior por cursos on-line e presencial para esses segmentos fortalecem a capacitação de pessoas nessas áreas para prestação de serviços a sociedade, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo mercado”, diz o analista do Sebrae Minas, Arleandro Rodrigues.
Claudia Ferrante, de 34 anos, contribuiu para o crescimento destes números ao abrir em Montes Claros um pequeno salão de beleza, no qual ela faz cabelo e mão, e sua parceira, sobrancelhas de rena e extensão de cílios. “Tem três meses que abrimos, algo pequeno, e já somos MEI. Isso é bom para garantir o amanhã, porque a gente não sabe o que pode acontecer”, disse.
BENEFÍCIOS
Ernades Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros, explica o que ele acredita ser a razão do crescimento dos MEIs no Brasil, em Minas e em Montes Claros. “Uma das razões é que já existem muitos profissionais que são empreendedores individuais, pessoas que já trabalham por conta própria. Agora, eles percebem a vantagem de se formalizar como pessoa jurídica, até porque, para fornecer seus serviços para várias empresas, é necessário estar legalmente formalizado, inclusive para emitir notas fiscais e garantir o pagamento. Além disso, eles começam a investir na carreira de empreendedorismo. Com isso, acabam enxergando a possibilidade de, no futuro, transformar o negócio em uma microempresa ou até em uma empresa de pequeno porte”.
Ele ainda explica que, quando uma pessoa se torna MEI, garante a aposentadoria. “Ao se formalizar como MEI, é necessário recolher o INSS, o que garante que ela estará amparada pela previdência. Isso é muito positivo”, analisa.