ECONOMIA

Comércio otimista para o Dia das Mães em Montes Claros

Em Minas, 79,7% dos comerciantes estão otimistas e acreditam em boas vendas

Larissa Durães
Publicado em 10/05/2023 às 20:00.
Investimento em marketing e inovação são estratégias para a data (ariane galdino)

Investimento em marketing e inovação são estratégias para a data (ariane galdino)

Considerado um segundo Natal para os comerciantes, o Dia das Mães, segunda data mais importante para o setor, traz a expectativa de boas vendas. É o que mostram os números da Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, em que 79,7% dos varejistas afirmam que a data irá incrementar os negócios. Para 61,3% deles, as vendas serão melhores ou iguais ao ano passado. Os principais motivos citados pelos empresários para justificar a expectativa positiva são variados, passando por otimismo/esperança, aquecimento do comércio, abrandamento da pandemia, ao valor afetivo da data. Só uma pequena parcela (13,6%) acredita que a situação pode ser menos favorável.

Para o presidente do Sindcomércio de Montes Claros, Glenn Andrade, embora boa parte dos consumidores estejam cautelosos e em busca de descontos na compra à vista do produto, os comerciantes montes-clarenses estão otimistas com a data, por ser muito expressiva para o comércio, como os donos de floricultura, setor para o qual esta é a melhor data em termos de venda. “O empresário se encontra organizado, sabe que a maior concentração de venda é na semana que antecede o Dia das Mães e todos que se planejam e se preparam com estoques, promoções e diversidades de mercadorias conseguem bater as suas metas”, ressalta.

Para a empresária Ariane Galdino, que desde o início do mês já vive o dia das mães em suas lojas, o comerciante usar de todas as estratégias disponíveis para atrair mais consumidores, pois, “é uma data que promete e geralmente dá um bom retorno. Todo investimento é válido. Acredito que vou ultrapassar as vendas do ano anterior em 8% a 12% e na pior das hipóteses, vou manter a linha de venda”, afirma. 
 
CRÉDITO PREVALECE
Outro dado da pesquisa é em relação à forma de pagamento. Na percepção dos comerciantes mineiros, vai ter menos compras a prazo (28,7%). Já as compras à vista, os comerciantes mineiros acreditam que passará dos 32%. Mas em Montes Claros, de acordo com informação do presidente do Sindco-mércio e da empresária Ariane Galdino, prevalecerá o parcelamento no cartão. “O percentual é de 12% a 14% no pix, e o restante todo é a prazo”, garante Galdino. 

Além disso, para 45,9% dos comerciantes entrevistados, o valor do presente das mães não deve ultrapassar 100 reais este ano. Em Montes Claros o ticket médio do ano passado foi de R$ 250 reais, e que este ano, “os comerciantes acreditam que seja R$ 350, porque teve aumento de salário”, espera a empresária. 
 
MAIS CONTRATAÇÕES
A data também traz esperança para que busca uma colocação no mercado, já que muitas contratações são feitas para atender à demanda. Esse ano, o número de contratações estimado pelos comerciantes a fim de melhorar o atendimento, cresceu 4,3% em relação a 2022. Pelo menos 11,5% das empresas devem aumentar a equipe de vendas no período. Ariane Galdino conta que a sua empresa já tem vários funcionários, mas para reforçar o bom atendimento irá contratar mais dois. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por