ECONOMIA

Comércio mineiro otimista para o 2º semestre de 2023

Para quase 70% dos empresários, período será mais favorável para a economia de Minas.

Leonardo Queiroz
Publicado em 14/07/2023 às 19:00.
Loja de MOC já está aquecida e preparada para as datas comemorativas do segundo semestre (Leonardo Queiroz)

Loja de MOC já está aquecida e preparada para as datas comemorativas do segundo semestre (Leonardo Queiroz)

Pesquisa divulgada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com comerciantes de todo o estado, revelou que os empresários mineiros estão otimistas com as vendas para o segundo semestre de 2023. Para 68,2% deles, o período que começa no próximo mês e vai até o final do ano, tende a ser melhor do que o primeiro semestre. 

A principal justificativa, para esperar melhor desempenho no segundo semestre deste ano, é o aquecimento do comércio para 31%; seguido da afirmação de que o período irá trazer melhores resultados, para 30,3% dos entrevistados.

A empresária, Elisângela Lopes, que comanda duas lojas de roupas em um shopping de Montes Claros, conta que já iniciou o segundo semestre otimista e aquecido para o Dia dos Pais. “Estamos super otimistas para os próximos seis meses e além do marketing interno do shopping contamos sempre com a parceria e apoio de blogueiros da nossa cidade. Já iniciamos o segundo semestre com descontos pontuais em nossas lojas em até 60% e a partir do mês de outubro já iniciamos a Black Friday”, explica. 
 
DATAS COMEMORATIVAS
De acordo com a Fecomércio, para este semestre o Natal, principal data do calendário varejista, apresenta a maior expectativa de vendas. Em sequência, aparece o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, a Black Friday e o dia do consumidor. Para os setores de material de construção e de veículos, motocicletas, partes e peças estas datas comemorativas tendem a não gerar impactos nas vendas.

“No primeiro semestre, notamos que as pessoas estão um pouco apertadas e a partir do segundo notamos um aquecimento com maior número de vendas. Notamos também um aquecimento nas vendas do mês de junho para cá. A gente não para o trabalho e sempre estamos com novas coleções, boa expectativa e promoções onde a franqueadora dá um apoio completo na questão do que está na moda e realmente a expectativa é muito alta para o segundo semestre com um crescimento bacana”, finaliza a empresária.
 
PAGAMENTOS
A pesquisa da Fecomércio também aponta que, conforme 58,2% dos empresários do comércio, a forma de pagamento que deverá se sobressair no período é o cartão de crédito, tanto à vista quanto parcelado. Em terceiro lugar aparece o PIX com 15,5%; seguido do pagamento em débito (10,5%). O pagamento em dinheiro aparece no final da lista, sendo estimado para o pagamento de 4,1% das compras.

Ao todo, 40,0% dos empresários esperam ser beneficiados pelas vendas do período. De acordo com comerciantes e representantes, 48,6% irão realizar promoções, 37,1% irão investir em ações de divulgação/propaganda e 12% prestarão atendimento diferenciado a seus clientes.

As medidas adotadas pelas empresas para impulsionar as vendas nesse período serão as promoções (48,6%), divulgação e propaganda (37,1%) e atendimento diferenciado (12,0%).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por