Economia

Comerciantes antecipam ações para o Carnaval 2024

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 22/01/2024 às 19:00.
A empresária Daiana Lopes Silva está otimista para este ano, baseando-se nos resultados do ano passado (ARQUIVO PESSOAL)

A empresária Daiana Lopes Silva está otimista para este ano, baseando-se nos resultados do ano passado (ARQUIVO PESSOAL)

Aproximação do Carnaval de 2024, agendado para os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, gera um desafio para os comerciantes em Montes Claros, que se esforçam para atender à crescente demanda carnavalesca. Após as celebrações de fim de ano, os lojistas aceleram a substituição das decorações por trajes carnavalescos, antecipando um considerável aumento nas vendas em comparação com o ano passado, quando a festividade retornou após a pandemia da Covid-19.

Daiana Lopes Silva, proprietária de uma loja de fantasias, está otimista para este ano, baseando-se nos resultados do ano passado. “Em 2023, após o retorno da pandemia, tivemos um movimento muito positivo, com um aumento de cerca de 60%. Para este ano, temos a expectativa de alcançar pelo menos 80%, não é mesmo?!”.

Após a pandemia, a empresária explica que seu público expandiu. “Antes, era mais infantil, depois da pandemia é homem, mulher, adultos, criança e o que vier. O que é muito bom pra mim”, diz satisfeita. 

Magda Sueli Almeida, também empresária do ramo de fantasias e adereços, vende acessórios variados e está com as expectativas nas alturas. “As minhas expectativas são as melhores. A gente sempre pensa positivo. E, aqui em Montes Claros, agora está tendo carnaval, isso ajuda muito as minhas vendas. Com essa manifestação toda o pessoal está muito empolgado. Inclusive, até mesmo com a cidade que vai ser homenageada lá no Rio de Janeiro. Então, tem muita gente que vai, e não só que chega aqui na cidade, mas que sai para fora também. Então, eles querem já levar os acessórios. Querem fazer seu kit praiano e kit carnaval. Então, minhas expectativas são ótimas”, admite. 
 
BARES E RESTAURANTES
Tarcísio Edmar Figueiredo Rosa, presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Montes Claros e Norte de Minas (SECHONORTE), expressa otimismo em relação ao cenário econômico para os bares da cidade durante o Carnaval de 2024. Antecipando um aumento de 10% em comparação ao ano anterior, Rosa destaca o impacto positivo gerado pelos blocos de carnaval, que têm crescido em popularidade na região.

“Apesar de Montes Claros não ser tradicionalmente voltada para o Carnaval, estamos otimistas, pois há uma formação crescente de blocos. A presença desses blocos, que frequentam áreas com bares próximos, impulsiona significativamente o movimento nos estabelecimentos. A expectativa é de que esses barzinhos, em conjunto com os blocos em ascensão, contribuam para o desenvolvimento, assim como vimos acontecer em Belo Horizonte, que hoje ostenta o terceiro maior Carnaval do Brasil. Montes Claros está seguindo essa tendência, criando bloquinhos que, ao longo do tempo, fortalecem a economia da cidade”, afirma o sindicalista.

Rosa ainda ressalta que, sem investimentos adicionais além dos blocos de rua, os hotéis podem continuar sendo os mais impactados. “A presença dos bloquinhos é positiva, mas é necessário um investimento mais robusto para impulsionar o movimento nos hotéis”, explica Rosa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por