Ganhando o mundo

Com técnica, limão da Jaíba ganha espaço e conquista mercado exterior

Da Redação
Publicado em 04/05/2023 às 21:12.
São mais de dois mil hectares de área com plantio de limão na região (senar/divulgação)

São mais de dois mil hectares de área com plantio de limão na região (senar/divulgação)

Delvani Nogueira da Silva tem mais de 25 anos de experiência com a produção rural, sendo boa parte deste tempo dedicado ao plantio de limão. Morador de Jaíba, Norte do estado, ele apostou nesta cadeia aproveitando o projeto de irrigação que tornou a região polo de fruticultura nacional. Porém, foram muitas idas e vindas antes de começar a colher os melhores resultados. “Eu cheguei a parar o plantio por um tempo, derrubei os pés do fruto, retomando só em 2016, quando me associei aos demais produtores, já visando os mercados interno e externo”, lembrou. 

Uma importante chave dessa transformação foi a atuação técnica por meio da capaci-tação profissional. O produtor foi um dos concluintes da primeira turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) realizado pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba/Matias Cardoso. Delvani tem hoje, em média, 25 toneladas por hectare/ano de produtividade.

A ligação do limão de Jaíba, do tipo tahiti, com a exportação, começou por volta de 2010, com as primeiras iniciativas de levar o fruto para a participação em feiras na Europa. Desde então, a cadeia produtiva foi se adaptando às novas exigências do mercado, buscando certificações de qualidade de diversos centros comerciais e tornando os empreendimentos mais profissionais. Somente entre as regiões de Jaíba e Matias Cardoso são mais de dois mil hectares de área com plantio de limão.

“O sindicato tem feito um trabalho para incentivar novos produtores, mas também para que todos comecem a buscar melhorias produtivas, para atingir as certificações do mercado, porque só melhorando o produto para ter maior retorno no negócio. E o caminho envolve buscar tecnologias, melhores tratos culturais, aprimoramento do trabalho em campo e, além disso tudo, é preciso gestão para saber o que está sendo investido e ter retorno final viável”, pontua Ciro Souza de Paula, presidente do Sindicato Rural de Jaíba/Matias Cardoso. 
 
DINAMIZAÇÃO EM PAUTA 
Para manter este crescimento produtivo com profissionalização e de olho nos novos mercados, os produtores de limão participaram de uma palestra específica sobre exportação do fruto, um dos destaques durante a primeira edição da Feira Agropecuária de Jaíba, realizada no fim de abril. O consultor do Programa AgroBR para Minas Gerais, Paulo Március Campos, conduziu o tema e realizou ainda visita a produtores e empresas durante o evento, para alinhar métodos de trabalho e novas parcerias para a exportação.

“O potencial que se tem aqui é gigantesco, com uma área infinitamente maior que outros polos de fruticultura. O manejo, por meio dos técnicos de campo, o trabalho porteira adentro do ATeG, ajudou a atingir níveis de produtividade e excelência, gerando as certificações e organização dos produtores. Estamos somando esforços para impulsionar ainda mais as exportações, desde os pequenos produtores e associações até os médios e grandes investidores”, detalha o consultor.

A União Europeia é o principal destino comercial, mas é preciso que os produtores passem a também dinamizar o produto a ser ofertado para manter a competitividade. Segundo Paulo Március, o produto in natura do limão, desde o processo até a venda, tem perda de até 1/3, o que pode ter impacto nas contas finais do produtor rural. 

“O que vemos é que a Jaíba possa ser também um centro de processamento de frutas e não só produção. Do limão não se faz só a limonada. Existe mercado para produtos beneficiados, para a indústria farmacêutica, indústria de cosméticos, além de vários outros tipos de produtos que podem ser feitos” completa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por