A campanha não é contra a cobrança de impostos, mas defende uma tributação justa e a aplicação eficiente dos recursos arrecadados, comenta presidente da CDL de Montes Claros (Larissa Durães)
Na última terça-feira (28), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, em parceria com a CDL Jovem, lançou a campanha “Dia Livre de Impostos”, que acontece no dia 6 de junho. O evento, realizado na sede da CDL com a presença de diversos comerciantes e empresários, visa conscientizar a população sobre a carga tributária incidente sobre produtos e serviços.
O presidente da CDL, Ernandes Ferreira da Silva, e o coordenador do CDL Jovem, Emílio Ferreira, destacaram a importância da campanha para consumidores, empresários e trabalhadores, promovendo uma maior compreensão e cobrança de uma aplicação justa dos impostos.
“A campanha não é contra os impostos, mas sim a favor de uma tributação justa e da aplicação eficiente dos recursos arrecadados. Queremos que os impostos sejam bem geridos e revertidos em serviços de qualidade para a população. Queremos que o que pagamos de impostos volte para nós em infraestrutura, saúde, segurança e educação”, afirmou o presidente da CDL.
Para reforçar a mensagem, segundo informou Ernandes, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal durante o Dia Livre de Impostos, onde serão apresentados os dados da campanha, buscando maior apoio da classe política para uma reforma tributária mais justa.
CARGA TRIBUTÁRIA
O Brasil está entre os 15 países com maiores cargas tributárias do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Além de arrecadar altos valores em impostos, o país se destaca negativamente pelo baixo retorno em serviços públicos para a população. Para conscientizar os contribuintes e chamar a atenção dos governantes sobre a elevada carga tributária, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por meio da CDL Jovem, criou o Dia Livre de Impostos em 2003, em Belo Horizonte.
“Em 2024, serão necessários mais de cinco meses de trabalho apenas para pagar impostos”, informou o coordenador do CDL Jovem. Baseado nesse dado do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), será realizada a 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), uma ação dos comerciantes em protesto contra a alta carga tributária do país. “Qualquer lojista pode participar”, diz Ernandes.
Segundo ele, quanto mais lojistas participarem, maior será a conscientização do consumidor e dos empresários sobre a alta carga tributária. Ele explica que o Dia Livre de Impostos atrai muitos consumidores interessados em saber quais estabelecimentos estão participando, tornando-se também uma excelente oportunidade de divulgação para os comércios. “Já os consumidores podem acessar o site do DLI para verificar quais estabelecimentos estão participando e quais produtos serão vendidos com desconto”, informa.
Em 2023, a campanha Dia Livre de Impostos, segundo Emílio, alcançou números impressionantes. “Foram dois bilhões em negociações, abrangendo todo o Brasil. Participaram 50 mil lojas e 100 cidades estiveram envolvidas. A campanha gerou 63 milhões em mídias espontâneas, provenientes de entrevistas concedidas a TVs e rádios no dia do evento, resultando em uma cobertura massiva e gratuita para as empresas participantes. Houve mais de 900 veiculações em mídias espontâneas e um engajamento de 2.260.751 nas redes sociais.”
O coordenador da CDL Jovem conclui que esses números destacam a importância do evento para os lojistas, que podem cadastrar suas lojas e aumentar as vendas durante o Dia Livre de Impostos, sendo “um momento crucial para o comércio”.