Economia

Black Friday anima comércio e deixa clientes precavidos

Empresário de MOC prevê 20% de aumento nas vendas; consumidor já faz pesquisas

Larissa Durães
Publicado em 07/11/2022 às 23:08.
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

Comerciantes de Montes Claros estão na expectativa de boas vendas com a chegada da Black Friday. Este ano, a data que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções será realizada no dia 25 de novembro. 

A promoção ocorre anualmente na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado norte-americano de Ação de Graças.  

Assim como as anteriores, a data promete, mais uma vez, ser uma excelente oportunidade para os lojistas de Montes Claros aquecerem as vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas.

Pesquisa realizada pela plataforma Reclame Aqui mostra que 50,1% dos consumidores indicaram que pretendem adquirir algo.

Um deles é o montes-clarense Marconi Câmara, professor de educação física que sempre se organiza para não cair em ciladas.

“Em outubro eu já começo a pesquisar as lojas que vão fazer uma Black Friday de verdade. Muitas colocam apenas alguns produtos para chamar a atenção e muitas sobem o valor para dar impressão que estamos tendo um desconto. Nem tudo é verdade e não dá para confiar em tudo”, alerta o professor. 
 
SORTE 
Para Marconi, o fator sorte faz parte da compra. “Eu sempre dou muita sorte pois, pesquiso bastante antes de comprar”. Diferentemente de alguns, Marconi, não antecipa as compras de Natal. 

“Eu não costumo aproveitar a época para comprar presentes para outras épocas, somente mesmo o que vale a pena e que é de utilidade para o dia a dia”, explica.  

O professor de educação física conta que costuma gastar mais do que o planejado caso as promoções sejam, realmente, vantajosas. 

“Me organizando posso gastar até 30% a mais do meu orçamento programado. Alguns produtos que já adquiri em promoções foram óculos de sol, roupas, calçados e até eletrônicos”, lembra.  
 
COMPRAS PARA O NATAL 
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Ernandes Ferreira, a Black Friday nos últimos três anos vem aumentado o volume de vendas em média de 7% ao ano. 

“É a última data de promoções antes do Natal. Acaba sendo um termômetro do que vai ser as vendas o segmento”, explica.  Para ele, com o aumento do auxílio Brasil do governo se espera que aumente também os volumes de vendas.  

Ernandes diz que os setores que mais são impactados são eletroeletrônicos, moveis, vestuário, calcados e beleza.

Quem aposta no aumento é o empresário Vinícius Maciel, que tem a expectativa de ganho em até 20% no mínimo este ano. 

“A tradição do Black Friday já está consolidada no Brasil e em nossas óticas os clientes, já ficam aguardando a data para comprar. Espero atingir no mínimo 20% a mais que os outros anos”, calcula. 

Copa do Mundo ajuda

Quem concorda com o empresário é o Presidente da Associação do Comércio, (SindComércio) em Montes Claros, Glenn Andrade, que confirma que a expectativa do varejo este ano é bem positiva. 

Na avaliação do especialista, isto tem a ver com a plena recuperação em vista do que o varejo viveu nos últimos anos. “Estamos em um ano de plena recuperação dos negócios, onde o varejo respondeu bem as expectativas da economia”, ressalta.  

Glenn diz que os consumidores também estão mais positivos, foram mais às compras em 2022. E que este ano, além do fator pós-pandemia, teremos a Black Friday na época da Copa - que ele avalia ser uma excelente oportunidade para os empresários e para os consumidores.

E ao se tratar neste ano de 2022 de Black Friday, Glenn diz que a data se expandiu para o mês inteiro e não somente para um dia específico.  

“Agora não é mais um dia só, ou uma semana, agora é o mês da Black Friday, pois, o mês inteiro está sendo voltado por promoções especiais com oferta de produtos novos e com isso a gente espera uma alta nas vendas de diversos produtos a começar pelo eletroeletrônico”, finaliza, otimista, o presidente do SindComércio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por