
Em um pequeno ateliê no bairro Santa Rita, em Montes Claros, o aroma suave de cera de coco e óleos essenciais revela mais do que o processo artesanal de produção de velas: marca uma mudança de vida. Aos 33 anos, Beatriz Mendes deixou para trás quase uma década de estabilidade na área administrativa de uma empresa para empreender por conta própria. A decisão reflete uma tendência nacional: de acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo (GEM 2024), elaborado no Brasil pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), cerca de 47 milhões de pessoas comandam algum tipo de negócio no país, formal ou informal. Apenas em 2025, Minas Gerais contabilizou a abertura de 9.060 microempreendimentos individuais, cenário no qual a história de Beatriz se insere.
“Tinha um salário fixo, mas eu chegava em casa exausta e sentia que minha vida estava passando sem sentido”, conta Beatriz. “Um dia, vi que no mundo das velas personalizadas era possível produzir algo com minhas mãos que pudesse fazer parte de momentos especiais de várias pessoas.”
O que começou como um hobby em 2022 virou negócio em 2023. Primeiro vieram as velinhas de aniversário e lembrancinhas de maternidade e batismo – pequenas, delicadas, com cheirinhos de baunilha, lavanda e bebê. Mas Beatriz, católica praticante, sentia que faltava algo. “Eu queria que minhas velas fizessem mais do que perfumar a casa. Queria que ajudassem as pessoas a se conectar com algo maior.”
Nascia então a linha “Velas Oratório”. Cada peça leva uma imagem de santos queridos dos brasileiros: São Bento, para proteger de todo mal; Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e o Divino Espírito Santo. As velas são feitas com cera de coco, pavio de algodão e essências importadas – queimam limpo, podem durar até 20 horas e deixam um perfume suave no ambiente. “Quando a pessoa acende a vela de São Bento na sala, não é só luz e cheiro bom. É um lembrete constante de que tem um santo protegendo aquela casa”, explica Beatriz.
Neste Natal de 2025, a grande novidade é a “Vela Presépio” – uma peça maior, em formato de gruta, com as imagens do Menino Jesus, Maria e José. “Muita gente já me pediu algo especial para a Novena de Natal. Queria que a vela fosse o próprio presépio da casa. Acender ela todo dia durante a novena vira um ritual lindo em família.”
As velas oratórios e a vela presépio têm feito sucesso não só na comunidade de Beatriz, mas entre muitos católicos montes-clarenses. “Tem cliente que encomenda do seu Santo de devoção, ou que encomenda para dar de presente em momentos especiais, como casamentos, aniversários ou consagrações”, conta orgulhosa.
“Hoje os preços variam de R$6,9, para os modelos de lembrancinhas, a R$ 149,9, que é nosso modelo premium, incluindo a edição especial de Natal”, revela. Tudo é feito sob encomenda, embalado com cuidado e acompanhado de uma embalagem personalizada, diferencial que a empreendedora fez questão de incorporar nos produtos vendidos.
Beatriz hoje vive exclusivamente das velas. Investiu em um site próprio e já pensa em expandir as vendas das velas artesanais para outras cidades e estados. Para ela, o maior milagre não foi ter largado o emprego fixo, mas ter encontrado sentido no trabalho. “Antes eu contava os dias para o fim de semana chegar. Hoje agradeço a Deus todo dia por poder trabalhar com as mãos e com a fé.”
