Logotipo O Norte
Quarta-Feira,17 de Setembro
Desenvolvimento rural

Agroamigo do BNB oferece crédito e apoio técnico para agricultores familiares

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 09/07/2025 às 21:28.

Na Expomontes 2025, agricultores familiares da região encontraram no programa federal Agroamigo, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a chance de investir e proteger seus negócios. Com crédito acessível e acompanhamento técnico, o programa incentiva melhorias na produção e ajuda a manter jovens no campo, promovendo renda e desenvolvimento rural. O estande do BNB está na Expomontes até o próximo domingo (13) e disponibiliza atendimento para os pequenos, médios e grandes produtores em ações diversas, como novos contratos ou renegociação de dívidas.

Moradora da comunidade de Cabeceiras, a agricultora familiar Valdete Maria Santos encontrou no programa a oportunidade para investir no seu negócio. “Já utilizei o financiamento outras vezes e posso dizer que é muito bom. Recomendo a quem precisa de uma alternativa para começar ou para resolver problemas que aparecem, como foi o meu caso”, conta Valdete.

Com uma criação de galinhas que garante o sustento da família, ela foi surpreendida recentemente com a morte de 28 aves. “O galinheiro era protegido por uma tela e foi invadido por cães. Com esse financiamento, agora vou poder fazer uma parede e reforçar o espaço. Além disso, vou ter a caixa d’água e reformar também o chiqueiro. Assinei o documento e a maneira como eles fizeram está dentro das minhas condições”, disse a agricultora, que selou o acordo no estande do Banco do Nordeste do Brasil na Expomontes.

A instituição é responsável pela gestão do Agroamigo, cujo objetivo é promover o desenvolvimento rural, a geração de renda e, principalmente, ser uma alternativa para aqueles que não conseguem financiamento em instituições tradicionais. O programa atende agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estimula o uso eficiente da mão de obra familiar. “Trabalhamos de mãos dadas e juntos colocamos mais recursos nas mãos das mulheres e homens do campo”, disse Wesley Maciel, Superintendente Estadual do BNB.

Raniel Ferreira Fonseca, morador da fazenda Santa Maria, é produtor de leite e, aos 22 anos, é o primeiro a acessar a linha Pronaf Jovem em Montes Claros, modalidades destinadas a jovens agricultores familiares com idade entre 16 e 29 anos. “Minha família já utilizou o programa. Assinei agora e é uma oportunidade excelente. Vai me ajudar demais”, diz.

Carlos Junior, agente do Agroamigo, explica que a instituição acompanha todo o processo. “O cliente participa de uma palestra informativa, fazemos a visita prévia ‘in loco’, verificamos as condições e depois que ele recebe o desembolso, acompanhamos a correta aplicação do crédito, orientamos e avisamos sobre as parcelas antes do vencimento”, diz. “Com as melhorias que a Valdete está fazendo, ela vai aumentar a produtividade e não ter mais as perdas dos animais. Já o Raniel, atende o objetivo principal do Agroamigo, que é o projeto de manter o jovem no campo. Ambos estão fomentando suas atividades e dentro de um programa que traz alternativas possíveis”, acrescentou Carlos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por