Agronegócio

Afetados pela seca recebem sementes de feijão

Em parceria com a Emater-MG, a iniciativa visa auxiliar agricultores familiares

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 17/01/2024 às 21:32.
12 mil famílias de produtores rurais serão beneficiadas com a distribuição de sementes de feijão (FREEPIK)

12 mil famílias de produtores rurais serão beneficiadas com a distribuição de sementes de feijão (FREEPIK)

Na última quarta-feira (17), teve início a distribuição de sementes de feijão para 12 mil famílias de agricultores familiares em 254 municípios impactados pela estiagem nas regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, por meio da iniciativa do Governo de Minas, via Emater-MG. Concomitantemente, a diretoria da Emater-MG conduz reuniões com prefeitos e líderes locais para coordenar a entrega das sementes nos municípios beneficiados.

Em Montes Claros, a entrega irá acontecer na próxima gunda-feira (22), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).

Segundo José Arganjo Marques Pereira, gerente regional da Emater em Montes Claros, a realização desta distribuição é resultado de uma discussão que teve origem em uma audiência pública em Brasília, seguida por outra em Belo Horizonte na Assembleia Legislativa e, por fim, uma audiência pública em Montes Claros, na Associação dos Municípios da área mineira da Sudene. O objetivo desses encontros foi abordar a questão do enfrentamento da estiagem e da seca prolongada, que impactaram significativamente os agricultores, resultando na perda das safras de milho, feijão, sorgo e forrageiras.

Vale destacar que, conforme mencionado por Pereira, houve uma autorização concedida pelo governo do estado em 27 de dezembro de 2023. Com base nessa autorização, a Emater realizou a aquisição de 12.195 sacas de 10kg de semente de feijão-carioca imperador, caracterizada como uma semente de primeira geração, destinada ao fornecimento aos agricultores. “E aí serão orientados desde a entrega da semente, o plantio, a condição vegetativa, até a colheita e a apuração dessa produção, onde se pretende auxiliar o esforço dos agricultores das regiões que foram mais severamente afetados pela seca”, explica.
 
NA HORA CERTA
O agricultor José Romildo Fonseca destaca a importância das sementes de feijão para a comunidade da Associação dos Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Buriti Seco, que enfrentou uma seca prolongada em 2023. Ele menciona que a seca comprometeu as lavouras, resultando em perdas significativas. Com a escassez de chuvas e as altas temperaturas, as sementes recebidas serão cruciais para reiniciar o plantio durante as chuvas de fevereiro e março, auxiliando na recuperação econômica da comunidade. “É muito importante porque essa seca terrível foi praticamente o ano todo de 2023, então o povo está descapitalizado, gastou muito para manter o gado, os porcos, as galinhas. Perdemos toda a lavoura praticamente, 100%”, comenta. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por