Logotipo O Norte
Sábado,23 de Novembro
agronegócio

50ª Expomontes supera número da última edição

De acordo com a Sociedade Rural, o evento teve recorde de público e vendas em leilões

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 08/07/2024 às 20:48.

O aumento no número de estandes, de maneira organizada, contribuiu significativamente para a realização de grandes negócios, relata o presidente da Sociedade Rural (Leonardo Queiroz)

Encerrada no último domingo (7), a 50ª Expomontes, que também marcou os 80 anos da Sociedade Rural e os 167 anos de Montes Claros, apresentou um balanço parcial da feira e divulgou que houve um aumento em números em relação à edição do ano passado. Conforme a entidade, vários recordes foram batidos e dentre eles a valorização de uma bezerra em R$ 336 mil leiloada; público presente; 102 estandes; mais de 150 atividades, entre entretenimento, palestras, feiras, exposições de produtos e insumos, e articulações de negócios. 

José Henrique de Carvalho Veloso, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, conta que foi um movimento muito grande que antecedeu a preparação dessa Expomontes — “Tivemos uma abertura do evento muito forte com a presença de diversos políticos fazendo com que o evento começasse com força total. Tivemos um número crescente de estandes que, de uma forma organizada, nos ajudou ao acontecimento de grandes negócios. Os negócios encaminharam de uma forma muito grande, onde tivemos os pavilhões cheios e leilões com uma liquidez muito grande”, diz. 

“Tivemos uma reunião privada com o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões e fomos ouvidos como há muito tempo não esperava. Nosso pedido maior foi a recuperação do rio Verde Grande onde pedimos por reservarão de água no Norte de Minas onde vamos apresentar um trabalho mais detalhado. A partir de agora se iniciam os trabalhos de preparação para 51° Expomontes onde estamos com uma equipe afinada para produzir um evento melhor ainda”, completa o presidente. 

Osvaldo Miranda Júnior, diretor de leilões, faz um balanço positivo — “Foi um sucesso os 11 leilões onde tivemos uma liquidez muito boa com 99% dos animais que foram ofertados e vendidos com uma qualidade excepcional. Obtivemos um crescimento em torno de 20% no faturamento e isso é muito importante. E o mais importante é que, na totalidade, praticamente tudo que foram colocados ao leilão foi vendido”, relata. 

“Os leilões superaram os números de 2023 bem como a visitação ao parque e nos shows. A visitação diária também foi superior ao ano passado. Tudo isso representa que a Expomontes traz credibilidade, oportunidade e negócio”, comenta Flávio Gonçalves Oliveira, diretor financeiro da Sociedade Rural.

“Os expositores da agricultura familiar estão todos satisfeitos com números maiores que no ano passado. Ainda não vamos citar valores porque estamos levantando, mas a nossa estimativa até o penúltimo dia da Expomontes é um aumento em torno de 10 a 12% em relação ao ano passado. O resultado positivo vem do planejamento realizado em relação ao que aconteceu no ano anterior e uma divulgação mais intensa onde destacamos a importância da imprensa em estar com a gente num trabalho coletivo e de parceria”, completa Flávio. 

Daniel Guimarães, morador do bairro Morada do Sol, relatou que, apesar dos preços elevados, gostou da exposição. “Minha avaliação é que foi uma festa muito boa, mas não melhor que antigamente que era uma festa mais raiz, mas muito organizada e boa estrutura. Apenas o preço da bebida que achei um pouco abusiva, mas se a população está pagando é porque há público. Espero que se repita o sucesso dessa festa tradicional na cidade onde nós não podemos faltar”, pondera. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por