Tendo a música brasileira como universo
de estudo, o músico, compositor e
arranjador Gilvan de Oliveira
ministra oficina e faz show
em Montes Claros
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nos dias 20, 21 re 22 de setembro, o músico Gilvan de Oliveira ministra, em Montes Claros, a Oficina de Criação Musical, onde ensina técnicas para compor, arranjar, harmonizar, improvisar, tocar em grupo, tendo como tema a música brasileira.
Gilvan de Oliveira, um dos mais talentosos e requisitados músicos brasileiros, se apresenta em Montes Claros
(foto: Rodrigo Dai)
Com o tema Violão para todos/Fazendo música, a oficina foi criada a partir de suas experiências como músico, compositor, professor, pesquisador, arranjador, diretor musical e produtor atuante nas mais diversas áreas da atividade musical e, durante nove horas, analisa um repertório com obras de grandes mestres da música brasileira, em vários estilos, focando sua recriação para a prática em conjunto.
Mineiro de Itaú de Minas, Gilvan nasceu no dia 18 de agosto de 1956 e despertou o interesse pela música ainda na infância. Iniciou tocando bateria, e, aos 12 anos de idade, começou a estudar violão. Ingressou na Faculdade de Engenharia Elétrica, mas se transferindo para o curso de Música da universidade federal de Minas Gerais, estudando, inclusive, com José Lucena Vaz, grande violonistas mineiro, reconhecido em todo mundo.
Ainda bem cedo, começou a tocar e gravar com outros artistas, dividindo palco com vários intérpretes da MPB. Especializou-se como violonista, arranjador, compositor e diretor musical e é, hoje, um dos mais requisitados músicos do país, se apresentando, inclusive, em vários países, ao lado de grandes nomes da música brasileira e de todo mundo.
Em sua discografia estão Cordas e Coração; Vinicius nas cordas de Gilvan; Retratos, indicado para o Prêmio Sharp; Sol; Estação XV; Violão Cantor; Traquina e participou ainda do disco Violões do horizonte, ao lado de Weber Lopes e Juarez Moreira.Recebeu o Troféu Pró-Música de Melhor Instrumentista de 1995 e o Prêmio Sharp de Música pelo CD Estação XV.
Em Montes, além da oficina, que acontece de 10h às 13h, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, Gilvan se apresenta ao lado da cantora Babaya, no dia 22, sábado, às 22h, na Praça de Esportes. A oficina e o show são gratuitos.