Michelle Tondineli
Repórter
Como parte das atividades de encerramento deste primeiro semestre do Conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandez, os professores e alunos do curso de violão se unem em uma apresentação. De acordo com o professor Leonardo Alves, que há 17 anos dá aula no conservatório, para fazer o curso de violão é necessário passar por uma seleção.
- Aos seis anos já é possível entrar, mas a criança faz outros instrumentos. É necessário fazer matérias complementares, como canto coral, teoria da música, cavaquinho, viola e artesanato, que são atividades. A formação do musico é integral - afirma.
Para o professor, o nível das apresentações tem melhorado muito durante estes 17 anos em que trabalha no conservatório.
- Hoje em dia, existem mais opções para os alunos aprenderem, como a internet. Vários alunos entram sem saber nada, mas aprendem e se formam. É muito gratificante, nos sentimos realizados quando o aluno sobe ao palco e se apresenta. Quando unimos os grupos, a oportunidade de os alunos aprenderem é melhor. Alguns alunos já viajam para concursos, tem aluno que já formou e está na Espanha fazendo mestrado - conta.
A apresentação de encerramento reunirá cerca de 20 professores de violão e 500 alunos dos três turnos, hoje, às 9h30, 14h e 19h, no conservatório.
- O repertório é decidido entre os alunos e pode variar, do shot, ao samba, rock nacional, pop nacional e internacional, instrumental. É bem diversificado. Na apresentação tem a seleção dos melhores alunos da turma e os interessados a participar. Os alunos da musicalização, iniciantes, já possuem um nível bom e estão aptos a se apresentar. A apresentação é de encerramento de semestre e agrega aos alunos a aprendizagem e principalmente a experiência de tocar em público. Isso é muito importante, eles estão bem empolgados. Tenho alunos que já tocam na noite, sertanejo, MPB, música instrumental e outros - conclui.